sábado, 28 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Feriado = Filmes
Sinopse do filme "Milk":
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Perdão
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
O Menino do Pijama Listrado
Hoje é segunda-feira de carnaval, mas acabei de assistir um filme completamente dissoante desta temática: "O Menino do Pijama Listrado". Este filme tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial (sim, um tema q é mto batido e q já foi utilizado em centenas de outros filmes), mas aqui conseguiu dar um olhar absolutamente diferente do que estamos acostumados, por tratar de amizade e da inocência de duas crianças. Assemelhando-se, em diversos momentos, ao filme "Caçador de Pipas", por exemplo. O filme é emocionante e valhe a pena ser prestigiado. O final é chocante.
Destaque para os amigos: Asa Butterfield (Bruno) e Jack Scanlon (Schmuel) que interpretam os personagens principais.
Esta é a sinopse: O filho de um oficial nazista passa a morar perto de um campo de concentração nazista. Sem ter o que fazer, ele explora o local e conhece um garoto de sua idade, que vive do outro lado da cerca.
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Noite dos Mascarados - Chico Buarque
Não gosto do Carnaval, a não ser para descansar...mas esta música me passa uma ótima sensação....um abraço a todos vocês que se acabam de dançar e de curtir no Carnaval e a todos que como eu, gostam mesmo é de colocar as sessões de cinema em dia e hibernar de montão....
"- Quem é você? - Adivinha se gosta de mimHoje os dois mascarados procuram os seus namorados perguntando assim: - Quem é você, diga logo... - ...que eu quero saber o seu jogo- ...que eu quero morrer no seu bloco... - ...que eu quero me arder no seu fogo - Eu sou seresteiro, poeta e cantor - O meu tempo inteiro, só zombo do amor - Eu tenho um pandeiro - Só quero um violão - Eu nado em dinheiro - Não tenho um tostão... Fui porta-estandarte, não sei mais dançar- Eu, modéstia à parte, nasci prá sambar - Eu sou tão menina- Meu tempo passou - Eu sou colombina - Eu sou pierrô Mas é carnaval, não me diga mais quem é você Amanhã tudo volta ao normal Deixa a festa acabar, deixa o barco correr, deixa o dia raiar Que hoje eu sou da maneira que você me quer O que você pedir eu lhe dou Seja você quem for, seja o que Deus quiser"
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Canção da América - Milton Nascimento
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
Slumdog Millionaire - Quem quer ser milionário?
Sinopse: Jamal Malik, um orfão de 18 anos das favelas de Mumbai, está há apenas um passo de ganhar o surpreendente prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa de televisão "Quem Quer Ser Um Milionário?". Preso sob suspeita de ter trapaceado, ele conta à polícia sua incrível história de vida como um menino de rua, e sobre a garota que tanto ama, mas que também perdeu. Mas o que uma criança sem nenhum interesse em dinheiro estaria fazendo nesse programa? E como é possível que ele soubesse todas as respostas?
Destaque para todos os atores que interpretam o personagem Jamal, principalmente o que o representa já adulto (Dev Patel).
O filme, que vem ganhando tudo quanto é prêmio: internacionais e nos Estados Unidos, recebeu o Globo de Ouro de melhor filme (drama), melhor diretor, para Danny Boyle ("Trainspotting"), melhor roteiro (Simon Beaufoy) e melhor trilha sonora (A.R. Rahman).
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Doubt - Dúvida
Obs.: Realmente sai do cinema com dúvida (quanto ao dilema moral que é colocado no filme), mas tenho absoluta certeza que adoro a interpretação de Meryl Streep e do Philip S. Hoffman (só o jeito um pouco histérico dela e o tique dele no olho me irritaram um pouco). Eles realmente se entregam aos papéis e soam bem críveis, nada caricatos. Destaque tb para as atrizes: Viola Davis e Amy Adams!!!
Vale muito a pena assistir!!!
Sexta-feira 13
Especialista da Unifesp diz que azar depende de visão dos fatos.Pensar em coisas positivas ajuda a reverter medo da data.
Poucos eventos, salvo um espelho quebrado ou um gato preto cruzando o caminho, competem com a sexta-feira 13. Para muitas pessoas, nada é capaz de trazer mais azar do que a temida data. E, em 2009, além desta, haverá ainda outras duas: em março e em novembro. Mas e se a sexta-feira 13 puder se tornar um dia de sorte?
De acordo com o psicólogo Marcos Maximiniano, do departamento de psicologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mais do que superstição, o azar atribuído a este dia depende mesmo é do modo como as pessoas encaram certos acontecimentos.
“Em primeiro lugar, temos que definir o que são o comportamento e o pensamento supersticiosos. Eles surgem através de uma inclinação que os humanos têm para estabelecer padrões, significados para as coisas”, explica Maximiniano.
Segundo o psicólogo, a mente humana se distingue por atribuir significado aos estímulos que recebe. Nesse processo, o homem muitas vezes procura estabelecer associações entre acontecimentos, mesmo que a relação entre causa e efeito entre eles não seja perceptível. “A superstição ocorre toda vez que não consigo estabelecer uma relação de causa e efeito entre dois eventos, mas noto coincidências entre eles”, diz.
“Podemos considerar um exemplo: eu passo frequentemente por uma certa rua e todas as vezes acontece algo desagradável. Num dia eu piso em uma poça de lama, no outro sou assaltado, em um terceiro episódio acabo presenciando um acidente de trânsito, etc. Posso chegar à conclusão de que aquela rua me dá azar. Passo a interpretar os fatos de maneira preconcebida.”
Para Maximiniano, a sexta-feira 13 é fruto de uma associação que o imaginário popular estabeleceu entre a data e o azar. Com isso, as pessoas ficam predispostas a interpretar como má sorte qualquer coisa mínima que possa acontecer nesse dia. Fatos que seriam encarados normalmente em qualquer outro dia, como perder um ônibus, são interpretados como azar por ser sexta-feira 13.
Invertendo o efeito
Segundo o psicólogo, se as crenças da pessoa forem revistas, a temida data pode perder seu significado. “Se a pessoa perceber que seus pensamentos são negativos, pode reverter esse ‘efeito’ da sexta-feira 13 ao substituir tais pensamentos por outros positivos.”
Esta troca de pensamentos resulta no que Maximiniano chama de “input para o cérebro”, um estímulo à mesma região cerebral que interpretaria os fatos como algo negativo. “A região recebe o input e assimila o lado positivo da história”, afirma.
A prova de que tática funciona vem da própria família do psicólogo. “Meu avô construiu sua casa, uma das primeiras de alvenaria em Peruíbe. Em um daqueles dias, ele jogou no bicho, apostando no número 13. Ele acabou ganhando um bom dinheiro e aplicou tudo na construção da casa. Ele passou a dizer que o 13 era seu número de sorte.”
Maximiniano diz que, se uma pessoa acorda já agindo com medo, por causa da sexta-feira 13, ela passará o dia todo observando o mundo sob o “filtro do negativismo”. “Ela passa a se comportar com hesitação, em função de uma crença infundada”, afirma. Portanto, o psicólogo recomenda que, neste dia, as pessoas passem a limpo suas crenças. “Se você se levantar e pensar que as coisas serão diferentes, se mudar sua crença, sexta-feira 13 poderá ser o seu dia de sorte.”
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Mãe
"Se eu não te amasse tanto assim
Talvez perdesse os sonhos
Dentro de mim
E vivesse na escuridão
Se eu não te amasse tanto assim
Talvez não visse flores
Por onde eu vim
Dentro do meu coração..."
RevolutionaryRoad
Em português este filme recebeu o óbvio título de "Foi apenas um sonho". Mas o filme não tem nada de óbvio. Os personagens tem camadas muito profundas de sofrimento e angústias que se desvelam na nossa frente, a cada frame do filme. Todos eles cheios de tédio, raiva, rancor....