quinta-feira, 26 de março de 2009

HORA DO PLANETA

Apague a luz no dia 28 de março. Participe da Hora do Planeta!




A Hora do Planeta (Earth Hour, em inglês) acontecerá no dia 28 de março (sábado), das 20h30 às 21h30. É uma campanha global promovida pela WWF, parceira estratégica do Grupo HSBC no programa HSBC Climate Partnership.

A ação representa um ato simbólico no qual empresas, governos e cidadãos de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O gesto simples de apagar as luzes por 60 minutos em vários lugares do planeta tem o objetivo de chamar a atenção para uma reflexão sobre algumas das maiores ameaças do século – o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Em 2009, pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão.A ação será promovida pela primeira vez no Brasil e conta com a adesão e apoio da prefeitura do Rio de Janeiro e de Curitiba, além de todo os estado do Amazonas e outras cidades.

Como você pode participar?

Existem várias formas pelas quais você pode apoiar a Hora do Planeta, seja apagando as luzes da sua sala durante à noite, divulgando a mensagem da Hora do Planeta entre amigos, locais onde você compra e frequenta ou mesmo contribuindo financeiramente.

Veja algunas sugestões:

1) Inscreva-se no site da Hora do Planeta Mostre seu apoio à Hora do Planeta, inscrevendo-se no site gratuitamente. Você receberá informações regulares sobre o andamento da ação.

2) Mobilize: Monte sua equipe Uma boa equipe é um dos maiores fatores de sucesso para fazer acontecer a Hora do Planeta ao redor da Terra. Reúna um pequeno time de pessoas e organizações comprometidas para ajudar a planejar como será possível apagar as luzes por uma hora na sua área. Sua equipe Hora do Planeta pode incluir seus amigos, colegas de escola, familiares e vizinhos, o diretor da escola local, o prefeito da cidade e/ou líderes empresariais. Reúna uma equipe que queira dedicar tempo e esforço para fazer acontecer a Hora do Planeta e você estará pronto para começar.

3) Divulgue a Hora do Planeta Para inspirar-se e inspirar aqueles com quem você fala sobre a Hora do Planeta, visite a página www.horadoplaneta.org.br e assista aos vídeos da Hora do Planeta. Pense em como você poderia divulgar a ação e encorajar o maior número possível de pessoas, cidades e empresas a desligar as luzes por uma hora a partir de 20h30 do dia 28 de março. Pensando localmente, você estará agindo globalmente. Espalhe a idéia!

4) Seja criativo! Faça da Hora do Planeta um momento divertido de passar o tempo sem eletricidade. Seja criativo! Organize uma festa à luz de velas, promova música acústica ou um “olhar para as estrelas” num momento em que a iluminação esteja reduzida. Que tal jogos de tabuleiro como palavras cruzadas à luz de lanternas estrategicamente posicionadas? Aproveite o tempo para meditar ou alongar-se. Ou então prepare um romântico jantar à luz de velas.

5) O que fazer todos os dias Para diminuir a sua pegada ecológica, procure, sempre, economizar energia, combustível e água. Prefira produtos com pouca embalagem e que sejam produzidos na sua região. Incentive a reciclagem fazendo a coleta seletiva. Somente utilize madeira extraída legalmente, de preferência com certificação do FSC. Reduza o uso do automóvel e suas viagens de avião. Prefira os transportes coletivos e, sempre que possível, use a bicicleta ou faça uma caminhada.

Hora do Planeta 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário