segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

10 dicas para reverter os exageros das festas

Se você não resistiu e abusou nas festas de fim de ano, é hora de assumir os deslizes e tratar de consertar o estrago. O verão está só começando e não é hora de esconder o corpo em roupas largas.

A nutricionista Roberta Stella, do MinhaVida, quer ajudar você a recuperar a boa forma e, por isso, separou algumas dicas para pôr em prática desde já. Elas trazem resultado imediato e valem para os dias de preguiça em casa e também para os passeios e viagens.

1. O exagero nas comemorações do final de ano não deve ser compensado por dias e dias de uma excessiva restrição. O resultado poderá ser o oposto do que o desejado caso você não suporte a fome.

2. Comece estipulando uma nova meta de peso. Tome como primeiro objetivo perder 10% do peso atual. Tenha metas realistas.

3. Na primeira semana, faça um diário alimentar. Anote tudo o que você come e a hora em que isso acontece. Sabendo identificar os períodos de maior fome e os erros alimentares, ficará mais fácil reorganizar a alimentação.

4. Não pule nenhuma refeição, inclusive o café da manhã. O jejum faz com que a fome fique acumulada, podendo levar a algum exagero, principalmente, à noite.

5. Faça pequenos lanches entre as refeições principais. Opte por frutas, biscoitos integrais, barrinhas de cereais ou iogurtes desnatados.

6. A relação entre ingerir carboidratos após às 18 horas e ganhar peso não passa de mito. Entretanto, é importante que os alimentos estejam bem distribuídos durante o dia, evitando uma elevada concentração no período noturno, principalmente se você vai dormir logo após o jantar.

7. Substitua os alimentos tradicionais por outros com menos teor de gorduras. Leites desnatados, iogurtes light, queijos brancos são as melhores opções.

8. Compare os rótulos dos alimentos para verificar se a substituição do integral pelo light vale a pena.

9. Faça preparações que não acrescentam muitas calorias aos alimentos como, grelhados, cozidos e assados.

10. A atividade física favorece a eliminação de peso. Faça exercícios diariamente. Quanto mais se movimentar, maior será o seu gasto calórico.

FONTE: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário