terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Descubra o exercício ideal para o seu objetivo

Sempre dizemos que um programa completo de atividade física deve apresentar os exercícios aeróbios, os anaeróbios e os alongamentos

Pois é. Se você deseja melhorar como um todo, o ideal é que faça estes três tipos de atividade. Desta forma você conseguirá os seguintes benefícios:

- Melhora do seu condicionamento cardio respiratório;

- Aumento da resistência, força e massa muscular;

- Aumento da flexibilidade;- Maior mobilidade articular;

- Mudança da sua composição corporal, aumentando a massa muscular e diminuindo a % de gordura.

- Perda, manutenção ou ganho do peso corporal (dependendo do tipo de treino, carga etc...);

- Prevenção de doenças ou ajuda no controle de algumas doenças;- Melhora da coordenação, do ritmo e da memória;- Bem estar e diminuição do estresse do dia-a-dia.

Apesar disso, algumas pessoas se focam num determinado objetivo e dispõe de pouco tempo para a prática dos exercícios. Nós sabemos que a regularidade na dieta e nos exercícios é que trarão a você os resultados esperados e que fazer exercícios 5x a 6x por semana é melhor do que fazer 3x por semana.

Mas como nem sempre temos 6 dias na semana disponíveis para os exercícios, o ideal neste caso é que você permaneça o mais ativa possível e que tente fazer alguma atividade pelo menos 3x na semana.

Muitas pessoas têm um objetivo específico e desejam saber qual a atividade mais indicada para alcançar este objetivo. Pensando nisto, relacionamos as atividades mais direcionadas em cada caso, embora você saiba que precisa dos exercícios aeróbios, dos anaeróbios e de muito alongamento.

Melhora do condicionamento cardio respiratório: Exercícios aeróbios. Os exercícios anaeróbios também melhoram o condicionamento cardio respiratório, mas em menor proporção aos aeróbios. Além disso, se você deseja correr uma maratona, o foco são os treinos de corrida embora você deva fazer os anaeróbios e também os alongamentos.

Aumento da resistência muscular: Musculação ou exercícios resistidos (com pesos). Geralmente treinos com pouca carga e muitas repetições (em média de 30 a 40 repetições).

Aumento da força e da massa muscular: Musculação, com treinos com mais carga e poucas repetições. Existem muitos tipos de treinos de musculação. O ideal é mudar os treinos a cada 2 a 3 meses para dar novos estímulos ao músculo.

Enrijecimento ou endurance: Você poderá alternar treinos com pouca carga e muitas repetições e treinos com muita carga e poucas repetições.

Amenizar a gordura localizada: Você deverá fazer tanto os aeróbios de 5x a 6x por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Mas lembramos que dependendo do caso e do seu objetivo, apenas a cirurgia resolve.

Celulite e flacidez: Você deverá fazer tanto os aeróbios de 5x a 6x por semana quanto os anaeróbios com muita carga e poucas repetições. Uma drenagem linfática 2x na semana também ajuda as pessoas que retém muito líquido.

Melhora da coordenação, do ritmo e da memória: Aulas de dança, step, jump, body attack entre outras, embora você possa melhorar nestes quesitos também com alguns exercícios anaeróbios e outras atividades.

Perda de peso ou mudança da sua composição corporal: Você deve fazer exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, exercícios anaeróbios de 3x a 5x por semana e alongamentos.

Melhorar a flexibilidade e mobilidade articular: Alongamentos, Yoga, Pilates, embora você também desenvolva outros benefícios com estas aulas.

Tudo isto deve ser associado a uma dieta alimentar balanceada e feito com acompanhamento de um bom profissional que mude o seu treino sempre que necessário.

Matéria assinada por:Valéria Alvin Igayara de SouzaCREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário