quinta-feira, 8 de outubro de 2009

10 passos p/ ser agradável no ambiente de trabalho

1) Cumpra com as suas obrigações. É o básico do básico. Mas nem sempre é atendido. Tenha uma agenda (eletrônica ou não) e dê o visto na lista completa diariamente. Procrastinação não combina com carteira assinada.

2) Não procure o culpado. Procure a solução. O tempo que passamos procurando por um culpado pode ser maior do que o tempo que demoraríamos para encontrar a solução dos problemas. A coisa ficou feia? Seja ágil e busque fazer de tudo para resolver. Procurar culpados ou mesmo apontá-los indica que você quer se esquivar da situação e lida muito mal com problemas.

3) Seja humilde. Entenda que as correções virão e serão muitas. Ninguém é tão genial que não erre, nem tão estúpido que não aprenda.

4) Não reclame do trabalho. É ele que te sustenta, não é?! Então não reclame. Pelo contrário, agradeça e faça como as Panteras: ao receber uma missão difícil, pisque o olho e diga “piece of cake”.

5) Cuidado com o café. Café demais escurece os dentes, acelera os batimentos cardíacos e dá a impressão de que você não tem mais nada para fazer. Reserve uns minutinhos para o seu lanche saudável, mas cuidado para não deixar o trabalho encostado por muito tempo.

6) Evite a rádio peão. Mais vale o silêncio do que mil palavras.

7) Contenha as lágrimas. É normal chorar. Mas se tudo te faz desabar, é melhor correr pro banheiro. Procure um ombro amigo no final do expediente. E adote um cachorrinho para alegrar a sua vida.

8) Não deixe o telefone tocando. E atenda profissionalmente: nome da empresa, bom dia (boa tarde). Anote os recados e certifique-se de que será repassado corretamente. Além disso, decore os ramais mais importantes.

9) Faça mais do que você ganha para fazer. As corporações não comportam robôs com décimo terceiro salário. Fazer além do que te pedem demonstra que você é capaz de muito mais. É agradável e abre oportunidades.

10) Sorria, cumprimente, cante parabéns. O mundo profissional pode ser amargo, mas você precisa ser doce. Seja flexível, leve e simpática. Dizer um “olá” de braços abertos não arranca pedaço e descontrai o ambiente. Dê “bom dia” à sua turma. Participe das comemorações do setor. E despeça-se sempre no fim da tarde. Um tchauzinho amigável, ironicamente, pode evitar um dramático “adeus”.

Por Diorela Bruschi

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