domingo, 28 de março de 2010
A Arte de Escutar
Estava lendo a crônica da Martha Medeiros (que transcrevo abaixo) para o Jornal Zero Hora, de Porto Alegre e ela indica uma peça q parece ser bem interessante. Infelizmente ela não vem para Santou ou para São Paulo, pelo menos não por enquanto...mas eu gostaria mto de assisti-la. Este tema me fascina....
Segue abaixo a crônica da Martha Medeiros e tb o site da peça de teatro.
----------------------
A arte de escutar
Semana passada esteve em cartaz no Theatro São Pedro uma peça que não trazia nenhum ator global e tampouco uma produção espetaculosa trazia texto e ideia. A personagem principal da peça era a que menos falava. Era uma espécie de escutadora. Alguém a encontrava numa fila de banco e a escolhia para fazer confissões. Outra pessoa a encontrava num vagão de metrô e contava sua história de vida. Outra ainda a encontrava no vestiário da academia e fazia dela sua confidente sem nem ao menos saber seu nome. Simplesmente eles olhavam para ela e se sentiam confiantes para falar sobre si, para abrir o que de mais íntimo guardavam dentro. E falavam. Falavam. Falavam. Sem serem interrompidos.
Ela, a que escuta, é uma protagonista que nos revela a importância de ser coadjuvante.
Vem a calhar essa reflexão numa época em que todos sonham com o papel principal, onde todos sentem necessidade de externar sua opinião, publicar seus pensamentos, conquistar seguidores para suas gracinhas. Todos falam, hoje. Ninguém mais escuta.
Eu nunca sonhei em ser cronista, aconteceu. E acabei me tornando vaidosa do meu trabalho, feliz por ter um espaço para me manifestar e provocar reações, sejam concordantes ou discordantes. É uma maneira de existir além da redoma familiar, além do círculo de amigos. As palavras de uma folha de jornal ou da tela do computador ganham voz e viajam pelo Estado, pelo país e até pelo mundo, sem que ninguém interrompa a “fala” de quem escreve. Não foram poucas as vezes em que pensei: diacho, o que pode interessar o que eu penso para gente que nem me conhece? Por que não é Beltrano ou Sicrana que está aqui dividindo suas reflexões com os leitores, em vez de mim?
Sorte. Oportunidade. Mas é provável que Beltrano e Sicrana não sejam anônimos. Eles não escrevem aqui, mas certamente têm blog, Twitter, site próprio. Eles deram um jeito de se fazer ouvir. Quase todo mundo dá.
O lugar mais cobiçado do momento não é o sofá da sala, o jardim da casa ou a mesa da cozinha: é o palco. Qualquer palco onde alguém possa justificar sua existência, receber a sua deixa, ter seu momento de brilhar. E quem está sentado na plateia? Espie por trás da cortina: a plateia está praticamente vazia.
Quase não há mais diálogo, aquela modalidade em que um fala e o outro escuta até o fim, e aí é a vez do outro falar e de o outro escutar, e essa troca de ideias construir uma conversa pausada e estabelecer um laço. E muito menos alguém hoje se contenta com a coadjuvância e apenas escuta, sem opinar, apenas escuta com generosidade e entrega, simplesmente escuta para que o outro se sinta respeitado em seu desabafo, escuta por afeto.
“Meu ouvido não é penico”, defendem-se os que não sabem praticar o silêncio tão necessário para fazer contato. Só queremos ouvir nossa própria voz.
Saí do Theatro São Pedro satisfeita com o que vi e com o que ouvi, e ligeiramente envergonhada.
----------------------------
Site da Peça: http://www.aartedeescutar.com.br/
Bjs,
Jú
sexta-feira, 26 de março de 2010
Sufjan Stevens - For The Widows in Paradise
Como eu conheceria essa música se não fosse o Body Balance??? Obrigada Les Mills! Obrigada BB!!! :))
SIMPLESMENTE liiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda!!!
I've have called you children
I have called you son
What is there to answer
If I'm the only one
Morning comes in Paradise
Morning comes in light
Still I must obey
Still I must invite
If there's anything to say
If there's anything to do
If there's any other way
I'd do anything for you
I was dressed in embarassment
I was dressed in white
If you had a part of me
Will you take your time
Even if I come back
Even if I die
Is there some idea
To replace my life
Like a father to impress
Like a mother's morning dress
If we ever make a mess
I'll do anything for you
I have called you preacher
I have called you son
If you have a father
Or if you haven't one
I'll do anything for you (5x)
I did everything for you (10x)
The Mentalist
quarta-feira, 24 de março de 2010
Manter diário (c/ o que come) faz vc perder o dobro do peso
Por Cristina Almeida
Para o UOL Ciência e Saúde
Todo mundo sabe que diminuir o consumo de calorias e praticar atividade física realmente funciona quando o objetivo é perder peso. Mas manter um diário registrando o que se come pode fazer toda a diferença. Uma recente pesquisa publicada pelo American Journal of Preventive Medicine concluiu que essa ferramenta é uma das medidas mais importantes para quem deseja emagrecer. De acordo com os dados do estudo realizado pelo Kaiser Permanente’s Center for Health Research, quanto maior for a disposição para escrever detalhadamente o que se comeu a cada dia, maior será a quantidade dos quilos a menos.
“Nosso trabalho mostrou que quem usa essa técnica pode perder o dobro do peso em relação às pessoas que não usam um diário. Parece que o simples ato de escrever encoraja a diminuir o consumo de calorias”, afirma Jack Hollis, um dos idealizadores da pesquisa e professor de Saúde Pública e Medicina Preventiva da Universidade de Oregon (EUA).
Outro colaborador do estudo, Keith Bachman, médico especializado em medicina interna, diz que embora a ideia possa representar mais um dever a ser cumprido no plano de emagrecimento do paciente, a providência não precisa se tornar algo formal.
“Anotar o que se comeu em um post-it, mandar para si mesmo e-mails contando sobre cada refeição, e até enviar uma mensagem de texto funciona. É o processo de reflexão sobre o que nós comemos que mantém nossos hábitos sob controle, e traz a esperança para a mudança de comportamento”, ensina o especialista.
Como, logo engordoDe acordo com a nutricionista funcional Patrícia Davidson, uma das frases mais comuns entre os obesos é dizer que não comem nada e, por isso, não entendem porque engordam. “O diário documenta a razão porque a gordura que incomoda tanto se instalou. E não foi por causa de uma dieta à base de alface”, brinca.
“As pessoas não têm noção do que comem, não enxergam as quantidades que consomem, nem o prejuízo de atender àquela vontade de comer qualquer coisa”. “O açúcar usado nos cinco cafés diários são desprezados, a gordura do pequeno doce escolhido para a sobremesa também. Sem falar dos alimentos diet e light que, por terem esse rótulo, convidam ao exagero durante todo o dia”.
Segundo a especialista, esses atos, que a maioria julga inofensivos, contribuem para que o peso vá aumentado pouco a pouco a cada mês. "As pessoas só caem em si quando a roupa que usou há seis meses não fecha mais. Para quem consegue manter o diário, conscientizar-se disso leva a ótimos resultados”, conclui a especialista.
Enfrentando a realidadeNa prática, o diário auxilia os profissionais de saúde a monitorar seus pacientes, antes e durante o tratamento, especialmente se eles seguem as orientações médicas. Davidson comenta que ao aceitar o uso do diário, o paciente tem que ser avisado de que eventuais omissões podem prejudicar o tratamento. “Entretanto, o profissional que usa esse tipo de estratégia sabe quando alguma coisa não está encaixando”, diz.
Segundo a endocrinologista Rosana Radominski, professora de Universidade Federal do Paraná (UFPR), e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), as anotações estão relacionadas à realidade do paciente. Mas seu sucesso dependerá de sua percepção quanto à importância desse tipo de tarefa. “Muitas vezes o indivíduo omite a ingestão de determinados alimentos, principalmente doces, beliscadinhas, uso de bebidas alcoólicas etc."
Se a resistência em relatar a verdade persiste, a intervenção de um psicoterapeuta pode ser essencial para o entendimento e enfrentamento do problema. Como a comida pode ser objeto de compensação para frustrações, ansiedades e questões que incomodam afetivamente, identificar a dinâmica que faz prevalecer a compulsão em detrimento da dieta contribui para que o paciente deixe de ser refém dos impulsos.
“A prática de escrever permite que a pessoa se reconheça, se perceba e visualize objetivamente as próprias dificuldades. E o processo a estimula a prestar mais atenção no que está acontecendo em sua vida”, explica a psicanalista Nilda Jock. “Nos distúrbios alimentares são comuns altos níveis de ansiedade ligados à forte necessidade de aprovação e aceitação. Olhar para si é o primeiro passo para construir uma auto-estima baseada em atitudes mais saudáveis.”, declara.
P.S.: Este é um hábito q eu preciso adquirir!!!!!!!!!!
Queen & David Bowie - Under Pressure
Em homenagem ao dia de hoje e a este (tranquiiiiiiiilo) mês de março!
Insanity laughs under pressure we're cracking
Can't we give ourselves one more chance
Why can't we give love that one more chance?
Why can't we give love...?
give love give love give love give love give love give love give love give love...
'Cause love's such an old fashioned word
And love dares you to care for
The people on the edge of the night
And loves dares you to change our way of
Caring about ourselves
This is our last dance
This is our last dance
This is ourselves
Under pressure
Under pressure
Pressure
domingo, 21 de março de 2010
Coral
Domingo é um dia (meio) enfadonho...pelo menos pra mim....mas hoje à tarde não conseguia dormir e fiquei fuçando vídeos no youtube...até que, de repente, eu achei um monte de vídeos de uma competição entre corais ("Last Choir Standing"), q teve há uns 2 anos atrás...
Eu simplesmente não conseguia parar de assistir...um mais lindo do que o outro!!!! Para quem quiser "perder" um tempo e relaxar, assistindo-os, pode entrar em: http://www.bbc.co.uk/lastchoirstanding/
Por exemplo, um dos corais (Only Men Aloud) cantou a música Angels, do Robbie Willians: http://www.youtube.com/watch?v=OGt53KXZf60&feature=channel e um outro (Ysgol Glanaethwy) cantou Circle of Life, da trilha sonora de Rei Leão: http://www.youtube.com/watch?v=jbg_g6GVDzY&feature=channel
---------------
Para encerrar, eu estava no site do uol, vendo os shows q irão vir para o Brasil nos próximos meses e acabei lendo uma das últimas notícias onde eles comentavam a respeito de um coral....o PS22 Chorus, de Nova York, formado por crianças portadoras de deficiências....aí fui procurar no youtube e achei um monte de vídeos postados pelo coordenador do coral.
Os vídeos são de arrepiar, uma das coisas mais emocionantes q eu já vi!! (Preciso admitir q rolaram vááárias lágrimas!!!)
Para quem quiser conhecer mais do coral, pode entrar aqui: http://ps22chorus.blogspot.com/ ou http://www.youtube.com/user/agreggofsociety
P.S.: Corais podem ser meio bregas, mas esses aí acima, com certeza ñ são não!!!!!
Bjsss
Jú
Korn e Moby
Quem quiser, pode me dar de presente um ingresso para o show de qq um deles!! hehehehe
(fica a dica!!!)
Brincadeirinhaaaaaaaa.......
Anyway, para quem não conhece nada do Korn ou do Moby, as músicas (q eu acho) mais legais são:
Korn: Freak On a Leash, Falling Away From Me, Evolution, Blind e Word Up (q eu coloco o clip abaixo e que, na verdade, é um cover), etc.
Moby: One Of These Mornings, Extreme Ways, Why Does My Heart Feel So Bad?, Lift me Up, Love Should (q eu tb coloco o clip abaixo).
Espero q vcs gostem!!
Bjsss
Jú
Últimos filmes (bons) q eu assisti...
De férias forçadas, tenho aproveitado para colocar a cinemateca em dia....Vi mto filme meia boca e outros muiiiiiiiiiiito bons...
Eis os q eu recomendo: "Criação", "Hollywoodland", "Distrito 9", "Coração Louco", "Cinema, Aspirinas e Urubus".
domingo, 14 de março de 2010
The Pacific
(Something Inside) So Strong
"Something inside so strong
I know that I can make it
Though you’re doing me wrong so wrong
You thought that my pride was gone, oh no
There’s something inside so strong"
Essa canção "(Something Inside) So Strong" foi escrita por conta do Apartheid na África....ela é mais conhecida pela interpretação do cantor Labi Siffre, mas eu ouvi pela 1ª com o cantor country Kenny Rogers, há muiiiiiiiiiiiiiito tempo atrás....
Ela é mtooooooooooo linda!!!
Assistam o vídeo e leiam a letra!!!
Bjsss
Jú
sábado, 13 de março de 2010
Poesia de Ricardo Reis (um dos heterônimos do Fernando Pessoa)
segunda-feira, 8 de março de 2010
Você é... Martha Medeiros
08.03
Hoje é dia das mulheres....ao invés de colocar uma poesia ou algum texto a nosso respeito, farei como no ano passado e postarei uma música q eu gosto muiiiiiiiito.
Do filme "Uma linda mulher"...a música é "Pretty Woman", do Roy Orbison!
Toda vez q eu escuto, eu acho o máximo e me remete a força e a independência q as mulheres tem e ao mesmo sua sutileza e delicadeza. Além disso mostra tb o poder q uma mulher tem, pra deixar um homem caidinho por ela!!!! hehehehe
Resumindo, música super cool...mesmo após tanto tempo!
Enjoy....
domingo, 7 de março de 2010
Oscar 2010
sábado, 6 de março de 2010
Sarah Bettens - All of this past
música absurdamente linda....gente, como é q pode? me arrepio toda!!!
"All of this dust
All of this past
All of this over and gone
And never coming back
All of this forgotten
Not by me"
quarta-feira, 3 de março de 2010
Fernando Sabino
02.03.10
Quase irmãs
Uma amiga quase irmã, muito querida, é isto q ela é! Algumas pessoas têm dito que estamos mto parecidas! Acho q é a convivência...
...da minha parte, considero isso um baita elogio, pq a Cá é linda em todos os sentidos!
Desejo a ela toda a felicidade do mundo e só posso agradecer por tê-la por perto!