A gente faz faculdade, perde horas de sono, faz uma especialização aqui, outra ali, faz de tudo pra mostrar um bom trabalho, abre mão de algumas coisas por causa da carreira, às vezes fica até meio workaholic.
Daí um dia um consultor de uma agência de recrutamento entra em contato oferecendo a vaga dos seus sonhos, admira seu currículo e… fica decepcionado ao descobrir que você não fala inglês!
E o que talvez alguns não saibam é que algumas empresas brasileiras estão pulando essa fase de admirar o currículo antes de saber se a pessoa fala inglês ou não. Hoje em dia, empresas localizadas no Brasil e que têm matriz estrangeira, ou que exercem algum tipo de atividade internacional, estão contratando consultorias internacionais para fazerem recrutamento de profissionais para conduzirem os processos seletivos das vagas que serão abertas aqui mesmo no país. Ou seja, seu mega-maxi-hiper-super-currículo só vai ser de fato lido em detalhes depois que o headhunter aprovar seu inglês.
Assustou, né? Escutei hoje: “It’s been really hard to find good bilingual professionals there in Sao Paulo!” (Tem sido muito difícil encontrar profissionais bilíngües aí em São Paulo), e então pensei: caramba, se está difícil encontrar aqui na maior cidade do país, imagine nas outras cidades! Mas observem que o difícil não está no “encontrar” (isso eles conseguem de forma bem fácil, ainda que sejam currículos em português), o difícil mesmo está no “bilingual”.
Por isso, pessoal, ninguém tem que se assustar não. O que tem que fazer é aproveitar a oportunidade que temos para “arregaçar as mangas” (roll up the sleeves) e colocar em prática tudo aquilo que todo mundo aqui no EE mais quer: aprender, compartilhar conhecimento*, e aperfeiçoar continuamente, para então poder se orgulhar não só das futuras conquistas, mas também de toda a trajetória percorrida até chegar nela.
Só para complementar, segue abaixo um simulado de entrevista em inglês que aborda vários temas:
Falando sobre sua vida
Sobre a personalidade do entrevistado
Sobre a vida acadêmica
Contando sobre a experiência profissional
Trajeto para o trabalho
Falando sobre o futuro
Postura no ambiente trabalho
Vida particular
Finalizando a entrevista
See you next time!
Sobre a Autora: Flávia Magalhães é estudante de inglês e colaboradora do English Experts. O texto acima foi enviado por e-mail para os editores do EE.
Fonte: http://www.englishexperts.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário