sábado, 30 de outubro de 2010

Sherlock Holmes, a série

Oi pessoal..

Hoje venho recomendar a vocês uma minisérie sobre o Sherlock Holmes q estreou neste segundo semestre na BBC de Londres . Todos q me conhecem sabem q eu sou tão apaixonada por séries quanto por cinema e quando descobri q tinham lançado 3 capítulos sobre o detetive mais genial da ficção, eu simplesmente tive que correr atrás para assistir tb!

Benedict Cumberbatch é quem faz o trabalho fenomenal de interpretar o Sr. Holmes e Martin Freeman interpreta o fiel John Watson....

Para quem gosta do Sir Arthur Conan Doyle, esta minisérie é um prato cheio e eu fiquei mto feliz pq daqui a 1 ano já está confirmada a estréia da 2ª temporada, pq - vamos combinar - três capítulos é mto pouco, certo???

É claro que nem todos os capítulos mantém a mesma energia e eficiência, mas todos eles tem momentos hilários e emocionantes o q faz com q você não queira deixar para depois e queira assistir todos de uma vez!! heheheh

Se vocês quiserem baixar a série é só ir em: http://sherlockbrasil.blogspot.com/search/label/Download

Aproveitem e tirem suas conclusões, vcs não vão se arrepender! :)
Bjs

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um sopro de motivação

Olá pessoal!

No sábado passado foi a 1ª aula de uma nova matéria na pós-graduação: Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Equipes e apesar de ainda ser mto cedo para afirmar, está para ser a matéria mais interessante que já tivemos até o momento e olha que já passamos da metade do curso!!!!


Verdade seja dita, outras matérias como Avaliação de Desempenho e Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal por Competência, mto por mérito dos professores Luciano Gusmão e Cláudia Serrano, também me causaram um grande impacto, mas com o profº Cláudio Queiroz eu sinto que já tive vários insights e o aprendizado foi mto mais abrangente, fora que ele tocou em assuntos q me interessam demais como: valores, talentos, desenvolvimento, planejamento estratégico da carreira, etc...além disso sua abordagem também é diferente, pois mesmo falando sobre conceitos q não são necessariamente inovadores, a maneira como ele os aborda, fez com que eu sentisse que estavámos construindo um conhecimento...não é algo do tipo "verdade absoluta", longe disso...

Como falei anteriormente, é mto cedo para dizer qq outra coisa sobre este profissional, mas é realmente uma alegria saber que terei mais 3 aulas que prometem agregar ainda mais do q esta 1ª agregou.

P.S. E tenho certeza, pelos comentários na classe, q minha opinião também é corroborada pela turma...

Com isso, quero divulgar o site desse "humano" (palavra recorrente em sua aula) q me surpreendeu (http://www.professorclaudioqueiroz.com.br/) e uma entrevista dele que encontrei nas minhas andanças pela net.

------------------

Como ser gestor de sua própria carreira – Texto de Cláudio Queiroz (HSM Online)
29/07/2010 flaviobotana-->

Em seis etapas, consultor lista alguns pontos fundamentais para gerenciar a própria carreira. Veja mais!

O mundo organizacional carece de talentos. Partindo dessa máxima, necessário se faz que o colaborador adote definitivamente o papel de gestor de sua carreira, assumindo a responsabilidade de conduzir de forma estruturada e consciente seu plano de carreira, etapa por etapa. Esta necessidade foi potencializada no Brasil a partir de 1990, ano que nos inserimos de forma mais efetiva no “mundo globalizado”.

As empresas tiveram que rever a gestão de pessoas, processos e clientes, em contrapartida, os indivíduos foram conduzidos – ou estimulados – a repensar a estratégia conducente para melhor gerir suas competências. Entretanto, ainda é possível identificar pessoas que resistem ou mesmo não se percebem como responsáveis por este processo, atribuindo à empresa ou aos gestores a responsabilidade por suas carreiras.

Charles Handy (2001) afirma que a verdadeira revolução social é a mudança de uma vida amplamente organizada para nós, para um mundo no qual somos todos forçados a estar no comando de nosso próprio destino. Na mesma direção, Dutra (2004) traz uma reflexão sobre a dificuldade que as pessoas têm em pensar na própria carreira e assumir a autogestão do desenvolvimento. Abaixo listo seis etapas que considero importantes no momento de organizar a carreira. Confira!

Etapa 1 – Autoanálise

É um mergulho em si mesmo. É o autoconhecimento proposto por Sócrates no “conhece a ti mesmo”. Os itens que podem nos guiar nesta autoanálise são: competências, valores, crenças, talentos, medos, âncoras de carreiras (Edgar Schein), perfil psicológico e sonhos. Neste percurso, uma dica que pode potencializar sua construção é focar nos pontos fortes e talentos, e minimizar ou neutralizar os pontos fracos.Alguns focam nos pontos fracos e estes raramente se transformam em pontos fortes (Buckingham & Clifton 2008). Esta etapa é importantíssima, pois pelo autoconhecimento é possível identificar carreiras e papéis que têm aderência maior com a forma de ser de cada um. Uma segunda dica é: se você está com dificuldade de caminhar e encontrar respostas, não se furte de procurar um conselheiro, coach, mentor, amigo, gestor etc.

Etapa 2 – Oportunidades e ameaças

Que acontecimentos ou situações são oportunidades ou ameaças para a carreira escolhida? Um risco desta etapa é focar o olhar apenas para os acontecimentos mais próximos (cidade, empresa, departamento, área, “mesa de trabalho”, por exemplo). Uma dica é: amplie seu círculo de relacionamentos. Conversar somente com os colegas de trabalho que sentam “ao lado” pode empobrecer esta análise. Aproveite as competências – visão sistêmica e visão estratégica – nesta etapa.

Etapa 3 – Objetivos e metas

Fazer escolhas, focar e “pagar o preço” são as regras básicas. É importante fugir das iscas: remuneração, status, pressão de amigos e familiares. É relevante considerar as etapas anteriores na definição desta. Pode parecer óbvio, entretanto é possível encontrar com frequência pessoas que odeiam o que fazem e subsistem nesta situação, e o pior é quando são promovidas neste local. É elevado o grau de sucesso quando alguém tem paixão pelo que faz.

Etapa 4 – Formulação das estratégias

Considerando a competitividade, uma dica é: seja criativo na construção de suas estratégias de carreira. Veja a realidade por outros olhos. É sempre bom lembrar que: “Estratégia sem ação é ser Sonhador. Ação sem estratégia é ser esforçado. Ação + estratégia é ser Realizador”. O comum é encontrar muita gente esforçada, que trabalha até domingo e obtém resultados pequenos ou frustrantes.

Etapa 5 – Implementação

Em face dos desafios, contradições e exigências do mundo corporativo, as atitudes potencializam o sucesso que o indivíduo alcançará na carreira. Algumas das atitudes indispensáveis são: disciplina, persistência, resiliência, flexibilidade, entusiasmo, dinamismo, humildade, ética. Procurar culpados e parar ou “estacionar” na busca dos objetivos é o que mais facilmente se encontra no mundo corporativo.

Etapa 6 – Controle

O controle é o velocímetro que sinaliza ou monitora o quanto se está próximo ou distante dos objetivos traçados para sua carreira, é também o elemento permissível para adaptações necessárias.Parafraseando Nelson Mandela, devemos ser “senhores do nosso destino e capitão de nossas almas”. Somos responsáveis pela realização de nossos sonhos e felicidade.
Cláudio Queiroz (Professor de pós e MBA da FAAP, FGV e FIA. Autor do livro: As Competências das Pessoas. Potencializando seus Talentos. Editora DVS, 3º edição.)


HSM Online e http://flaviobotana.wordpress.com/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Kansas





pq eu adooooooooooro velharias! nada como a kiss fm para deixar o meu dia mais feliz! para escutar BEM alto!!!!! e viajar!!!!!

Frase do dia


*tradução imprópria para menores! hihihihih

Ler FAZ Crescer

Oii pessoal...bom dia!

Sábado entrei no metrô e dei de cara com um banner do Fundação Itaú Social (não, não tô ganhando nada com o post! rs) q divulgava uma ação social deles mto interessante!

O Itaú vai distribuir 8 MILHÕES DE LIVROS...eu repito 8 MILHÕES, em qq lugar do Brasil, para incentivar o hábito da leitura no Brasil! Já pedi o meu kit (ele contém 4 livros, 1 folheto explicativo e um adesivo) e me comprometo a dar de presente para uma criança (até já sei para quem eu vou entregar!).

Entrem no site para maiores informações. Em "Termos de Uso" tem o regulamento explicando tudo direitinho, nos mííííííínimos detalhes!

http://www.lerfazcrescer.com.br/

Achei mto interessante...é de mais iniciativas dessa que a gente precisa, vocês não acham???

Bjsss

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dica: Acervo Digital

Gente...é imperdível!!!!

TODO ACERVO DO VINICIUS DE MORAES E DO FERNANDO PESSOA, NA NET! De "grátis"!

http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=2233
http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/

Definitivamente 2 sites para se ter nos favoritos e perder horasssss neles!!!

"Tristeza não tem fim / Felicidade sim / A felicidade é como a pluma / Que o vento vai levando pelo ar / Voa tão leve / Mas tem a vida breve / Precisa que haja vento sem parar" V.M.

BjsJú

Linkin Park

Oiiiii

Eles vieram ao Brasil novamente para o SWU, gosto de várias músicas deles, mas acho q não o suficiente para ir a um show...

Essa música aqui de baixo é uma das minhas preferidas...mas "Numb", "Faint", "In The End", "Crawling", "Somewhere I Belong", "Leave out all of the rest" também são ótimas!!!!

Bjs,


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mineiros do Chile e Liderança

Oi pessoal..

Eu só acompanhei a parte final, do resgaste dos mineiros do Chile, mas realmente foi uma comoção geral, principalmente quando todos voltaram são e salvo para a superfície....sem entrar no mérito do exagero por parte do presidente, q se envolveu um pouco demais nesta história e da mídia, que se aproveitou o máximo q podia para gerar audiência, é realmente uma história fascinante e que teve um final feliz.....tomara que esses mineiros consigam dar continuidade às suas vidas, e sejam melhores pessoas do que eram antes do desmoronamento...que não hajam sequelas físicas nem psicológicas e que eles aproveitem a fama de uma maneira sadia, sem mto deslumbramento....

Enfim....esse post é mais para indicar uma reportagem mto bacana q eu li hoje da revista HSM Management...espero q vcs gostem!

-----------------------

Mineiros do Chile deixam lições de liderança
por: Carlos Alberto Júlio

Acidentes que envolvem coletivos de pessoas sempre nos comovem, especialmente quando há sobreviventes que precisam ser localizados, contatados e resgatados. De alguma forma, nos projetamos nas vítimas e compartilhamos seus medos, dores e aflições.

A chamada “situação-limite” também costuma exibir o melhor e o pior das pessoas. Há quase sempre um desesperado, um pessimista, um alienado, um medroso e um que desconsidera valores e princípios ao tentar salvar a própria pele.

Quando a história tem um final feliz, entretanto, normalmente descobre-se que alguém assumiu o papel de líder, mobilizando as pessoas, transmitindo confiança e organizando racionalmente um plano de sobrevivência.

(...)

Em 5 de agosto, 33 mineiros ficaram presos a 622 metros da superfície, na mina San José, no deserto do Atacama, no Chile.Para muitos analistas, era um caso perdido, opinião secretamente compartilhada por alguns dos trabalhadores. Durante pelo menos 17 dias, a equipe não teve qualquer contato com o mundo exterior. Faltava água e comida. O ar era pesado e a temperatura mantinha-se acima dos 32 graus.

A situação parecia até mais desesperadora que aquela dos exploradores da Antártica, que ao menos tinham ar puro e podiam ver a luz do sol. Em meio a toda essas dificuldades, entretanto, emergiu a liderança do topógrafo Luis Urzúa Iribarren, um contramestre de 54 anos que se converteu na referência do grupo.

Logo de início, Urzúa decidiu que as pessoas precisavam se sentir úteis e vivas, e assim distribuiu tarefas a cada um dos 32 companheiros. Segundo os especialistas, essa atitude gerou confiança nos mineiros e foi fundamental para que alimentassem a esperança naqueles dias de silêncio e escuridão.Do ponto de vista prático, Urzúa mostrou-se também um excelente gerente técnico, estabelecendo medidas para o racionamento de água e comida.

Nos primeiros 17 dias, determinou que a cada 48 horas, cada um ingeriria dois pedaços de atum enlatado e meia xícara de leite. Além disso, estipulou um rígido controle sobre a distribuição de biscoitos e pêssegos em conserva.Louco por futebol e organizador de peladas, Urzúa não dava mole para ninguém, exigindo o cumprimento de tarefas diárias, também no campo da limpeza e organização do refúgio. No entanto, sabia a hora de gerar distração e entretenimento para o grupo, organizando, por exemplo, torneios de dominó.

Urzúa nunca demonstrou medo e foi o último mineiro a deixar a mina, 69 dias depois do desmoronamento, a bordo da cápsula Fênix. O episódio gerará ainda inúmeros debates sobre a segurança nas minas, sobre estratégias de resgate e sobre os limites da resistência humana. Pelo que se sabe, já virou tema de um videogame e deve inspirar um filme no estilo “Os sobreviventes dos Andes”.

Para além da mídia de massa, porém, suscita outro debate: de que forma a epopéia dos mineiros chilenos pode agregar conhecimento à gestão corporativa?

O que sabemos hoje é que as empresas carecem tremendamente de um “espírito de missão”. Aqueles conceitos emoldurados na recepção das “firmas” são até lidos pelos colaboradores, mas raramente constituem um padrão consistente de conduta.

Do ponto de vista sociológico, cabe dizer que boa parte das equipes de trabalho já são compostas por integrantes da chamada Geração Y. Essa turma nascida no finalzinho dos anos 70 ao início dos anos 90 cresceu num ambiente de relativa estabilidade, sem guerras e sem grandes dificuldades econômicas. Especialmente nos estratos médios, foram crianças que ganharam presentes, receberam carinho e não encararam os mesmos castigos que seus avôs impuseram a seus pais. Cresceram brincando, realizando mil coisas ao mesmo tempo e participando da maior revolução tecnológica que o mundo já experimentou.

A verdade é que boa parte desse grupo não se comove muito com palavras de ordem, ideologias e códigos de conduta. Embora cultivem valores éticos e preocupações sócio-ambientais, são críticos e gostam de traçar o próprio destino.

Isso quer dizer que podem, sim, ser mobilizados, mas somente quando se convencem da importância da missão. Normalmente, avaliam as convocações das lideranças locais ou globais. Se reconhecem a pertinência da causa, agregam-se com ardor aos grupos de ação.

Foi o que vimos, por exemplo, na “onda verde” que garantiu 20% dos votos a Marina Silva, na eleição presidencial brasileira. É preciso lembrar que a Geração Y da classe média de Chicago, base militante de Barack Obama, por exemplo, é bem diferente da Geração Y do desértico norte chileno.

Entretanto, a difusão midiática de modelos de comportamento e a simultaneidade nos upgrades tecnológicos certamente produziram convergências no universo da juventude.

No caso chileno, pelo menos 13 mineiros fazem parte da Geração Y, o que pode explicar, por exemplo, o envio de videogames e DVDs para a área de confinamento.

Entre os técnicos das equipes de resgate, do lado de fora, muitos também faziam parte desse grupo especial, e não se assustaram com o desafio de enviar uma “sonda” para dentro da Terra.

Convém lembrar que no drama da mina San José foi desenvolvido um trabalho modelar de convivência cooperativa entre as “gerações”, aliando maturidade e liderança, de um lado, e disposição e disciplina construtiva, de outro.

Se vivesse nos EUA, Urzúa, de 54 anos, seria considerado um membro da geração “baby boomer”, composta por aqueles que cresceram em tempos brutais de mudança e arcaram com a responsabilidade de enterrar os paradigmas de ódio que haviam provocado a II Guerra Mundial.

No caso do Chile, é provável que Urzúa tenha testemunhado e vivido muita coisa. Quando estava para atingir a maioridade, o general Pinochet derrubou Salvador Allende e impôs uma das mais sangrentas ditaduras do período na América Latina. Enquanto trabalhava em lugares perigosos, procurando ganhar seu sustento, viu o país democratizar-se e modernizar sua economia.

Certamente, há jovens que logo se habilitam para tarefas de comando. No entanto, em situações de emergência ou de brusca alteração de rumos não se pode descartar o conhecimento acumulado pelos líderes experientes, aqueles cujo “couro” tenha sido curtido na adversidade. Esse padrão serviu para os 33 da mina San José. Deveria servir também para grandes corporações, frequentemente ingratas com seus veteranos.

Os anos da vida nem sempre esgotam a juventude de uma alma. Pelo contrário, muitas vezes lhe restituem a leveza e o frescor da infância. Urzúa provou ser um líder nato ao equilibrar o sonho infantil de triunfo e a sabedoria de um CEO tarimbado.

Sua operação subterrânea fez o time jogar com consciência, eficiência e paciência. Por meio de uma comunicação clara e franca, soube convencer e motivar os mais velhos e os mais jovens, alinhando-os aos propósitos da missão estabelecida. Colocou a pessoa certa no lugar certo. Além disso, soube administrar de modo correto e justo os recursos disponíveis.

Quando isso ocorre, os bons resultados inevitavelmente aparecem. O espetacular exemplo chileno está aí, migrando das manchetes dos jornais para os livros de história. Brotou encantadoramente do fundo da terra. Não o desperdicemos!

Por Carlos Alberto Júlio (Empresário, palestrante, professor e autor. Vice-presidente do conselho de administração da Tecnina e conselheiro da Camil Alimentos.

sábado, 16 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Kasabian - Club Foot

Oiii

Estava assistindo o programa "Hipertensão" (sim, eu assisto esse programa e A-D-O-R-O e tô super torcendo para o Toshi! hehehehe) aí tocou uma música do Kasabian q eu curto mto! Espero q vcs tb gostem!

Bjs


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

domingo, 10 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2

"Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma coincidência. Essa é uma obra de ficção".
É assim que começa um dos + fortes candidatos a melhor filme do ano, na minha opinião, mas nem eu nem maioria dos expectadores vai acreditar nessa afirmação, pois este filme parece quase tão real quanto qq documentário ou jornal que a gente veja ultimamente....

O filme não abre mão de certa licença poética e de momentos (infelizmente) hilários, mas a realidade que ele nos apresenta, é tão dura que era melhor q fosse apenas um filme distante do nosso dia-a-dia....

José Padilha, o diretor, e toda a equipe técnica, estão de parabéns...a fotografia, os diálogos, a montagem, estão muiiiiiiito bacanas!! Os atores estão sensacionais, é até redundante dizer que o Wagner Moura dá um banho como Cap. Nascimento, mas o Irandhir Santos (q interpreta o Fraga), André Ramiro (Cap. Matias), Seu Jorge e o André Matos (Fortunato), ñ ficam atrás e entregam excelentes interpretações, mto ricas mesmo.
Não quero entrar no mérito da política - q não é meu forte - mas este filme merece ser visto por sua coragem e ousadia, por ser muito bem idealizado tecnicamente e pq é não apenas melhor que o primeiro, mas bem superior a ele, com conflitos mais trágicos e mais densos (inclusive sobre relacionamento do Cap. Nascimento com seu filho e como ele é afetado por sua profissão e ideologia....

Além disso, ele merece ser visto, para a gente pensar a respeito de um monte de coisas a nossa volta, como nem sempre as coisas são o que parecem e mesmo que a gente se sinta meio frustrado ao final, é mto importante fazer uma reflexão, não aceitar as coisas prontas e ponto final....

É aquele tipo de filme que as pessoas aplaudem no final, sabem? Dificilmente as pessoas não vão gostar dele e sair impactadas como eu sai...

Vão correndo para o cinema!!! E nd de cópia pirata, hein?? heheheh
Jú M.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Um dia para recordar....

É pessoal...não tem jeito, o dia 06 de outubro de 2010 vai ficar gravado pra sempre na minha memória...sabe aquele dia que você tem a impressão de que vai ser bacana, aquele dia que tu fica ansioso aguardando e que você fica na torcida pra que dê td certo? Então, ontem foi um desses dias...thank god!!!!!!!!!! :))

Esse ano tem sido incrível, estou apaixonada, amadureci, viajei, fiz novas amizades, conheci lugares que nunca havia ido antes, quebrei alguns tabus, etc...é tanta coisa...

Meu namorado perguntou se ontem estava sendo um sonho para mim, e ele não podia estar mais certo...um sonho bom, um sonho daqueles q a gente quer prolongar um pouco mais.

Mas acordar pra realidade também é ótimo, principalmente quando a gente está mto bem acompanhado das pessoas que a gente ama....

Bom, agora fiquem com os vídeos...o pessoal q filmou mandou mto bem, dá pra sentir a energia, todo mundo cantando junto com o Bon Jovi, muiiiiiiiiiiiiito emocionante ouvir aqueles "crássicos" todos ao vivo...fico arrepiada só de lembrar....e como eu falei para uma amiga, ficar abraçada com o seu amor, ouvindo essas músicas, ñ tem preço q pague!!!!!!!!

Os "oooooooooo" são a melhor parte de "i´ll be there for you"!!!!!!!!!! ´
Foi engraçado o pessoal cantando o refrão antes da hora em "Always", né namorado????? hehe
E These Days, meu Deus, quase surtei nessa hora! É uma das minhas preferidas dele!!!

o bon jovi tá ficando velhinho, mas eles todos são demais ao vivo!!!

E ainda por cima não choveu!!!!!!! eeeeeeeeee
Tirando o cansaço da volta da viagem, ontem foi + q PERFEITO!!!!

Dava vontade de postar todos os vídeos....mas é só colocar "Bon jovi morumbi" ou Bon Jovi São Paulo", que vocês acham tuuuuuuudo!! Mto legal!!!

Ah, tem uma matéria do UOL bem bacana sobre o show!!
http://musica.uol.com.br/ultnot/2010/10/07/bon-jovi-compila-27-musicas-ao-vivo-em-sao-paulo-e-mostra-que-nao-ha-passado-para-ser-renegado.jhtm









Bjs, Jú

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Norah Jones, novembro, em SP



A cantora vem novamente ao Brasil...ela estará em SP, no dia 14 de novembro, se apresentando GRATUITAMENTE no Parque da Independência.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_da_Independ%C3%AAncia


uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Cora Coralina - Assim eu vejo a vida



A vida tem duas faces:

Positiva e negativa

O passado foi duro

mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria

Que eu possa dignificar

Minha condição de mulher,

Aceitar suas limitações

E me fazer pedra de segurança

dos valores que vão desmoronando.

Nasci em tempos rudes

Aceitei contradições

lutas e pedras

como lições de vida

e delas me sirvo

Aprendi a viver.
Cora Coralina (Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretãs), mto sábia.....

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Filmes e Adolescência

Oiiii

3 meses para 2011...como voou esse ano, não é???

Esses dias eu estava lembrando da minha infância, da época q eu assistia mto a sessão da tarde, das séries q eu adorava acompanhar (confissões de adolescente, armação ilimitada, minha vida de cão, no mundo da lua, caverna do dragão, thundercats, he-man, tv colosso, anos incríveis, e taaantas outras)....

Mas esse post é pra falar dos filmes que marcaram minha infância...olhando agora era uma época divertida, colorida, meio "kitsch", mas q mal há em ser meio breguinha, certo? Tanta coisa boa foi lançada nessa época...vou citar aqueles que assisti naquela época:

Os goonies / Caça Fantasmas / Quero ser grande / A história sem fim / Curtindo a vida adoidado / ET / De volta para o Futuro / Labirinto / Negócio Arriscado / Highlander / Indiana Jones / Um dia a casa cai / Dirty Dancing / A Garota de Rosa-Shocking / As Minas do Rei Salomão / Máquina Mortífera / Querida encolhi as crianças / Clube dos 5 / Flashdance / Batman

Destaque para o diretor John Hughes que dirigiu os clássicos Curtindo a vida adoidado, Clube dos 5, dentre outros....

Enfim, recordar é viver!!!