domingo, 7 de agosto de 2011

Quem nunca sentiu inveja? - Mirian Goldenberg

Olá a todos!

Segue abaixo coluna da antropóloga Mirian Goldenberg para a Folha de SP desta semana.

Espero q vocês gostem!!!

Bjs,


-----------------------

Na minha pesquisa com moradores do Rio de Janeiro, perguntei para as mulheres o que elas mais invejam em outras mulheres.

Elas responderam, em primeiro lugar, o corpo e a beleza. Em seguida, detalharam: cabelos, seios, bunda, barriga, pele, dentes... E ainda autoconfiança, autoestima, leveza, sensualidade, inteligência, capacidade de conciliar emprego e família, entre outras incontáveis invejas.

Também perguntei para as mulheres o que elas invejam nos homens.

A resposta mais citada foi liberdade, seguida de "fazer xixi em pé".

Elas também invejam neles a independência, a liderança, o salário, o sucesso, o dinheiro, a racionalidade, a frieza, a objetividade, a segurança, o egoísmo, a força, o humor, a simplicidade, a capacidade de não se envolver emocionalmente, de separar sexo de amor, de não sofrer por amor... Também sentem inveja do homem por ele não menstruar, não ter cólica, não ter TPM, não ter menopausa, não se depilar, não ter celulite, não ter estrias etc.

Perguntei para os homens o que eles invejam em outros homens.

Eles disseram que invejam inteligência, poder, dinheiro, sucesso, status, o corpo, força física, altura, cabelo, abdômen sarado, pênis grande, ser bom de cama e, por fim, "a mulher dele"!

Quando perguntei para os homens o que eles invejam nas mulheres, quase todos responderam: nada!

Alguns disseram que invejam a sensibilidade, a sensualidade e a maternidade.
Pode-se pensar que os homens respondem que não invejam "nada" nas mulheres por medo de serem acusados de não serem homens de verdade.

Isso pode ser comprovado em respostas como: "Não invejo nada, sou espada", "Inveja de mulher? Não sou boiola" ou "Como assim? Eu sou homem, não sou gay".
É interessante perceber como as mulheres são mais invejosas, ou ao menos admitem com mais facilidade que sentem inveja.

Uma das pesquisadas, uma atriz de 41 anos, disse: "Invejo as pessoas que estão realmente felizes com suas vidas, que não se comparam com os outros, que não querem ser algo que não são, que valorizam aquilo que têm e não o que lhes falta, que estão satisfeitas com suas escolhas. Sou uma pessoa permanentemente insatisfeita, quero sempre mais".

Tomo emprestada uma frase da Madonna para falar da inveja de uma das mulheres mais invejadas do mundo: "Tenho inveja das pessoas que não têm inveja de nada".
Será que existe alguém que não tem inveja de nada?

MIRIAN GOLDENBERG, antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "De Perto Ninguém É Normal" (Ed. BestBolso)

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0208201101.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário