quinta-feira, 4 de junho de 2009

Figuras de Linguagem (ou de estilo)


No dia a dia a gente acaba tendo q lidar com algumas situações que podem ser meio saia-justas, principalmente se as pessoas utilizam-se de alguns "artifícios" como os que eu vou mostrar abaixo. São algumas figuras de linguagem...elas podem ser sutis ou mais agressivas e é sempre bom estar meio q preparado para lidar com elas....

*O duplo sentido é uma figura de linguagem semelhante ao trocadilho, na qual uma frase ou expressão pode ser entendida de duas maneiras distintas, com a intenção de provocar humor ou ironia. Em geral, o primeiro sentido é literal e ingênuo, enquanto o segundo é sarcástico e requer do ouvinte/receptor algum conhecimento adicional.

*A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.

*O sarcasmo designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário