domingo, 1 de agosto de 2010

10 Dicas para "PERDER" Talentos Humanos

1. Desmotivá-lo: Mostre que nada irá mudar, tudo sempre será a mesma coisa,que a tendência é só piorar;

2. Desvalorize- o: Todo o dia lembre-o que todo o esforço diário dele paraexecutar um trabalho perfeito, não possui valor algum para a empresa. Àsvezes, para o funcionário não esquecer, chame a atenção dele com grosseriase culpando-o sem ao menos dar-lhe uma chance de alguma explicação;

3. Pagar um salário, mas fazer com que o funcionário execute funçõesvariadas e exigir ótimo desempenho nas funções, exemplo: o funcionário foicontratado para trabalhar com depto pessoal, mas colocam ele numa mesaestratégica onde ele irá desenvolver as funções de recepcionista etelefonista, além da função real para que foi contratada;

4. Não abra brecha alguma para o funcionário sentir liberdade dereclamar ou pedir ajuda nas funções que lhe forem atribuídas, pense sempre da seguinte forma: "o funcionário que se dane, não está bom, peça demissão”;

5. Mostre que o fofoqueiro tem um papel importante dentro da empresa, pois ofofoqueiro não possui valores éticos e zela pela desvalorização do capitalhumano, porque a fofoca dificilmente tem um escopo construtivo, educativo efaz com que a confiança seja abalada;

6. Deixe bem claro que o funcionário não tem nenhuma credibilidade dentro daempresa;

7. Mantenham um ambiente de trabalho amargo, pesado e tenso;

8. Não valorize o espírito de cooperação;

9. Faça com que o funcionário vítima de fofocas saiba o mais rápido possívelque os colegas de trabalho estão comentando negativamente sobre ele, poiscom isso a produção do funcionário que está sendo a vítima, irá despencar;

10. Quando o líder consegue identificar o foco da fofoca, tomando o máximodo cuidado para que todos tomem o conhecimento do boato, com isso,possibilita aferir os piores resultados.

A oportunidade de perder talentos humanos, desvalorizar a cooperação e desestimular a proeminência do companheirismo, não é tão fácil, é um caminho árduo e exige muito esforço das empresas.

Cristiane Oliveira

Fonte: RH Portal

Obs.: O texto é super irônico, mas infelizmente é o q acontece em mtos lugares!! Serve pra gente como um "não fazer".

Bjss

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