sábado, 1 de maio de 2010

DIA DO TRABALHO

Olá Pessoal!


Quero deixá-los hoje com um texto interessante para a gente refletir sobre o dia de hoje! E aproveito, gostaria tb de indicar um filme mto contundente, apesar de ser "comédia": "Tempos Modernos", do grande Chaplin...apesar de ser antigo, continua deveras atual!

Segue o texto, então!

Dia do Trabalho - Por Suely Pavan 01.05.2010


Este ano o dia do trabalho irá cair num sábado, e claro será feriado. Por mais estranho que pareça no dia do trabalho não se trabalha. Então este tempo de feriadão permite refletir sobre o seu significado.

O que é o trabalho para você?

Responda, mas esqueça aquele monte de matérias que você lê nas revistas especializadas à respeito, que sempre associam trabalho com prazer. Claro, que trabalhar no que se gosta é muito melhor, óbvio né? Mas fico pensando na quantidade de pessoas em nosso país que trabalha só e unicamente pelo dinheiro advindo do trabalho. Outras até que dissociam totalmente o fator trabalho, e pensam apenas no dinheiro na conta no final do mês. Tem gente que não quer ter trabalho, quer apenas o dinheiro, e costuma ter um péssimo desempenho naquilo que faz. Não capricha!

Trabalho bem feito é caprichado, dá trabalho.

Entro no supermercado e ouço gente reclamando do trabalho na cara do cliente. Vou à loja e vejo a mesma cena. Passo na banca de revistas e leio o oposto: Trabalho traz felicidade! Acho que o povo que escreve estas coisas não anda nas ruas, não faz pesquisa “in loco”. Continuo o meu trajeto de carro e vejo gente muito mal humorada dirigindo os seus carrões: Será que vai para o trabalho deste jeito?

Antigamente ninguém endeusava muito o trabalho, mas trabalhava e muito, porém de forma caprichada. Responder à pergunta que fiz neste texto era fácil: Trabalho para pagar as contas e ter uma vida melhor para minha família. Ninguém titubeava. Hoje a resposta deve lembrar alguma tese de mestrado daquelas bem chatinhas de ler e que não agregam absolutamente nada de novo, apenas um monte de citações antigas.

Quando eu comecei a trabalhar no final da década de setenta tinha uma fantasia sobre o trabalho, aliás, nunca havia pensado sobre estas coisas. Mas morria de vontade de começar a trabalhar, me imaginava subindo as escadas da empresa e passeando no centro da cidade de São Paulo. Tinha que saber datilografia, mas não fazia idéia do que eu iria datilografar. Trabalho pra mim significava apenas liberdade. Uma liberdade confundida com andar para cá e para lá. E claro comprar coisas. Sensação muito boa!

Apesar de o tempo ter passado a minha concepção original de trabalho ainda é liberdade, hoje com um componente mais robusto que é não só a compensação financeira mas também a produtiva. Aquela sensação impar de ter feito o que tinha que ser feito. Trabalho hoje é uma espécie de missão em minha vida. Gosto de trabalhar, na realidade eu adoro. Não consigo me imaginar sem o meu trabalho, ele é a expressão maior do que eu sou, é a marca que deixo por onde passo. Como boa geminiana gosto da diversidade do meu trabalho: escrevo, dou palestras e cursos, faço seleção e atendo em psicoterapia. Mas meu foco é único, sempre, o desenvolvimento das pessoas. Acho delicioso trabalhar nos tempos atuais, principalmente por que sou apaixonada por todos os recursos da internet. Sem modéstia alguma hoje vejo que o meu trabalho é útil em vários setores da vida. Claro, que ele ainda não tem o reconhecimento que merece. Acho que a profissão que escolhi – psicóloga – poderia ser mais bem utilizada. Imagino-me sendo consultora da polícia, ajudando as pessoas nas catástrofes naturais, e também a reinvidicar os seus direitos de forma organizada. Enfim, tenho muito a fazer, e claro que preciso de apoio de profissionais que fazem e pensam do mesmo jeito que eu. Acredito que trabalho seja transformação, e ainda sonho com o dia de ajudar as pessoas a serem ricas. Sim ricas muito ricas.

Acredito que se ajudarmos as pessoas a trabalhar e a ganhar dinheiro elas serão menos usadas por qualquer tipo de interesse especulativo seja ele uma manipuladora campanha de marketing ou uma igreja que prega o fanatismo. Gente que trabalha e que tem dinheiro para comprar livros, viajar e ter acesso ao “diferente” amplia a sua cabeça e vê o mundo de outra forma. Trabalho significa escolha e dignidade e ponto de acesso aos estudos. Estudar sempre, mesmo que seja algo não formal. O pensamento pequeno do brasileiro me incomoda. Temos que começar a pensar grande, ganhar dinheiro, gerar riquezas e exigir menos roubalheira. Gente conformista deveria levar uns choques de vez em quando.

O mundo está ai acessível para todos, sair do mundinho é aumentar perspectivas. Não sei se terei tempo para fazer tudo o que eu gostaria de fazer profissionalmente, pode ser que não, mas tenho certeza de que muita gente pensa como eu neste mundão. Trabalho é amplitude, e talvez por isto hoje em dia eu aceite cada vez menos trabalhos que só buscam bitolar, enquadrar e engessar pessoas. Quando eu vejo a moça da loja ou o cara do supermercado reclamando do trabalho eu sempre pergunto: Mas porquê você trabalha aqui se não gosta?

A resposta é sempre aquela: porque eu preciso! Como precisar pode ser incompatível com trabalhar?

Não dá para crescer na ladainha da reclamação, o negócio é procurar outro emprego ou no mínimo uma atividade no qual a pessoa sinta-se produtiva e principalmente útil. Caros escritores de revistas sobre o trabalho andem de ônibus, e não só olhem a realidade, aprendam a intervir sobre ela. Esta simples pergunta que costumo fazer aos reclamões mostra a eles mesmos o quanto são improdutivos, acostumados apenas a receber um salário, fazendo um serviço medíocre. Infelizmente, ainda são poucos os gestores que percebem estas atitudes que denigrem imagens de grande empresas. Talvez eles também estejam apenas fingindo que trabalham, e neste fingimento incessante ninguém cresce e muito menos amplia os seus próprios horizontes.

Eles parecem trabalhar muito, mas gastam boa dose de energia reclamando sem nunca virar a mesa a favor de si ou das empresas que escolheram trabalhar. Escolheram! Não conheço ninguém que foi trabalhar a força em determinado lugar. Que o dia do trabalho nos lembre estas escolhas, e que se não gostamos delas sempre há tempo para recomeçar.

http://www.pavandesenvolvimento.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário