sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Qual o sentido da vida? - Ercilia Simone Dalvio Magaldi

Oláááá

Achei este texto na net, procurando referências para ajudar uma amiga! Veio bem a calhar!

Espero que vocês gostem tb! É bem curtinho, mas vale a pena refletir!

Abraços,

--------------

Qual o sentido da vida? 

Esta questão foi respondida por Carl Jung aos 59 anos da seguinte maneira: "A vida é a um só tempo, louca e importante. E, quando não rimos de um aspecto e especulamos sobre outro, ela se torna insípida e tudo se reduz à mais insignificante escala. Há então, igualmente, pouco sentido e pouco absurdo". Passado por uma experiência de quase morte logo após e, decorrido um longo período de intensas experiências e vivências ele responde aos 84 anos novamente a mesma pergunta: "Trata-se de uma questão de temperamento, acreditar no que vale mais: se a falta de sentido ou o sentido. Se preponderasse absolutamente a falta de sentido, o significado da vida desapareceria progressivamente a cada passo do nosso desenvolvimento. Mas não se trata disso, ao que me parece. Como em todas as questões metafísicas, provavelmente ambas são verdadeiras: a vida é sentido ou falta de sentido, tem ou não tem sentido. Acalento a inquieta esperança de que o sentido prepondere e vença a batalha."

Essa é a grande questão de nossas vidas dentro da perspectiva da psicologia junguiana, O Mito do Significado ou o Processo de Individuação. Saber o propósito para o qual nos dirigimos, o intento para o qual somos guiados ou atraídos. Jung relatava que cerca de um terço dos seus pacientes não sofria de neurose clinicamente definível, mas sim da falta de sentido e propósito em suas vidas. Jung foi um dos mais experientes terapeutas, homem de profundo conhecimento da alma humana e da cultura dos povos. Quando faz uma afirmação desta monta é para levarmos muito a sério o quanto o significado e o conhecimento deste significado é fundamental para saúde física-psíquica-social-espiritual de cada um de nós.

Jung vai além e diz ainda que quanto ao sentido da vida nenhuma ciência pode ocupar o lugar que só a religião pode preencher. Só Deus, ou a Imagem de Deus em nós, o Self, pode dar sentido à existência. Ou seja,  é a realização do divino no homem que traz a plenitude, a experiência da totalidade.  Jung diz¨ "O homem que considera sem significado sua própria vida e a de seus semelhantes não apenas é infeliz mas é quase incapaz de viver". O ego não nos basta, precisamos de algo que nos transcenda e justifique.  Assim esse processo de Individuação, de busca de sentido de vida é ao mesmo tempo uma ampliação da consciência e uma realização do inconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário