domingo, 8 de fevereiro de 2015

Dois Dias, Uma Noite

Olááááá






































Já falei que a-d-o-r-o a atriz francesa Marion Cotillard

Pois é, por causa dela fui correndo assistir seu mais novo filme, "Dois Dias, Uma Noite" (Deux Jours, Une Nuit, 2014).

Quem gosta de filme com apelo mais dramático e reflexivo com certeza amará este filme, dos diretores franceses Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne.






































O filme é uma verdadeira aula de psicologia! São tantas camadas, tantos conflitos éticos e temas polêmicos que nem sei por onde começar! Em que filme você poderia falar sobre: depressão, suicídio, crise matrimonial, direitos trabalhistas, generosidade, valor (existencial) do dinheiro, amor próprio, etc?

A história é a seguinte: Sandra (Marion Cotillard) está afastada do trabalho por causa de depressão e corre risco de perder seu emprego pois o diretor da fábrica decidiu que não precisava de mais uma pessoa em seu quadro de funcionários e incumbiu seu supervisor de convencer os outros trabalhadores da fábrica a decidirem se  prefiriam receber um bônus ou manter Sandra na equipe. Após descobrir que seus colegas foram persuadidos a votar contra ela, ela consegue uma nova possibilidade de votação e começa a correr atrás dos seus colegas para saber se eles mudariam de idéia. Então, ela e o marido (Fabrizio Rongione) têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que ela possa manter o seu emprego.




















































Parece uma história banal, mas como falei acima, o filme é de uma delicadeza, q faz com que a gnt se importe com a personagem principal, e ao mesmo tempo entenda que o que ela está pedindo para seus colegas é algo extremamente complexo, então você também entende aqueles que optam por dar preferência ao bônus. 

Só assistindo o filme para entender o que acontece, mas o final é simples e, no entanto, extremamente poético e libertador!





























Para mim, a categoria de melhor atriz do Oscar é uma das mais interessantes este ano e apesar de ter quase certeza que a Julianne Moore será a vencedora, eu ficaria mto feliz se a Marion ganhasse novamente! (ela já ganhou o Oscar pelo maravilhoso "Piaf"). 


E se você quiser assistir outros filmes dela, eu recomendo, por exemplo: "Ferrugem e Osso", "Até a Eternidade" e "A Origem".






















Deixo-os com uma deliciosa canção que aparece no filme!


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário