quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Jogo da Imitação

Oieee







































Fazia tempo que eu não ia no cinema, aí bateu uma vontade, o Theo topou e o 1º filme do ano, no cinema, acabou sendo "O Jogo da Imitação" (Imitation Game, 2014). 







































O mais recente trabalho do britânico Benedict Cumberbatch (ator incrível e super carismático, que eu sou super fã), é baseado/inspirado/motivado por uma história real, a biografia do genial Alan Turing (escrita por Andrew Hodges), um matemático que auxilia o governo da Inglaterra na 2ª Guerra Mundial, ao construir uma máquina que analisa automaticamente, os código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos, feito que auxiliaria os ingleses a conhecer as ordens enviadas pelos alemães antes que elas fossem executadas e consequentemente dava a possibilidade deles salvarem mtas vidas, não só dos próprios ingleses, como dos aliados. Sem isso, a Alemanha facilmente venceria a guerra.








































O filme, dirigido pelo jovem diretor Morten Tyldum, explora a complexidade da execução deste projeto e também o relacionamento entre Turing e a equipe que é destinada a trabalhar com ele. É importante dizer que Turing não era a pessoa mais fácil de lidar e tinha problemas de relacionamento com todas as pessoas à sua volta....























"O Jogo da Imitação" prende nossa atenção, a história em si é fascinante, assim como os feitos humanitários de Turing, sua contribuição para evolução dos computadores e sua triste morte, apesar de alguns detalhes e informações serem mal explorados ou exagerados. Acho que a explanação sobre a construção da máquina poderia ter sido realizada de uma forma mais didática. E acho que a questão da homossexualidade de Turing poderia ter sido exibida de uma outra maneira, menos maniqueísta e forçada.

O elenco de apoio é bom (Mark Strong, Charles Dance, Alan Leech e Rory Kinnear), mas também teve pouca oportunidade de brilhar, principalmente a Keira Knightley, que foi indicada aos Oscar, apesar de não ser seu melhor papel.


























Falando assim parece que eu não gostei, mas não é verdade. O filme é mto bom, principalmente no que se refere a reconstituição da época, fotografia, direção de arte, figurino, trilha sonora, etc...só acho que 8 indicações ao Oscar foi um pouquinho demais, sabe? Selma, por exemplo, merecia mto mais indicações do que aquelas que obteve, mas enfim, essa é só a minha opinião.

























Estou curiosa para assistir uma outra biografia de Turing, que dizem ser mais fiel à realidade do que "O Jogo da Imitação". Se chama "Breaking the Code: Biography of Alan Turing" e está disponível integralmente no youtube:



























Mas para quem ama biografias e está curioso para ver a performance do maravilhoso Cumberbatch, fica aqui a minha dica! 

Um grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário