terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mercado de Trabalho - Você tem medo de quê?

Saiba lidar melhor com 15 situações em que a ansiedade excessiva pode prejudicar seu desempenho Por FERNANDA BOTTONI (Revista Você S/A)

Você tem medo de cometer um erro e perder o emprego? Se a sua resposta for sim, vai aí uma boa notícia: a maioria das pessoas convive com esse temor. E convive igualmente com outros receios que você também deve ter, como dizer não ao chefe, falar em público ou descumprir prazos. Diante dessas situações, é normal que seu grau de ansiedade aumente. Isso é bom. Na medida certa, a ansiedade nos faz enfrentar desafios e evoluir. Problema é quando ela foge de controle. Aí, nosso medo pode virar pânico e podemos ficar paralisados. Como afirma o psicólogo americano Robert H. Rosen, autor do livro Just Enough Anxiety, recém-lançado nos Estados Unidos, nossa relação com a ansiedade e o medo tem um profundo efeito em nossas vidas, na forma com que gerenciamos pessoas e atingimos resultados. A seguir, reunimos 15 medos bem recorrentes e dicas de consultores e especialistas para driblar cada um.

1 - Perder o emprego
Temor número 1 dos executivos, segundos os especialistas, é responsável por desencadear outros medos. Um estudo da International Stress Management Association (Isma-Brasil), realizado em 2006 com mais de 700 profissionais, apontou que para 76% deles a maior preocupação é a de ser demitido. O trabalho virou a identidade das pessoas. É nele que elas apostam todas as fichas, afirma Anderson Santana, professor doutor e pesquisador da Fundação Dom Cabral (FDC), de Belo Horizonte.

COMO LIDAR MELHOR:
É preciso investir continuamente em empregabilidade e desenvolvimento. Os medos de perder o emprego ou de não atingir metas são naturais. Profissionais bem-sucedidos, no entanto, estão sempre se superando. Eles usam essa ansiedade como catalisador para tentar resolver um problema, melhorar seu desempenho ou aumentar sua energia, diz Robert H. Rosen.

2 - Delegar tarefas
Na profissão, quem não sabe delegar tarefas acaba empacado numa única função. Há quem prefira controlar totalmente uma área de 10 pessoas a controlar parcialmente uma área de 10 000, diz o professor Anderson.

COMO LIDAR MELHOR:
Atividades de coaching, planejamento de carreira e feedback podem ajudar a desenvolver competências para assumir funções mais gerenciais. Para minimizar a insegurança, vale buscar autoconhecimento, saber se você quer realmente assumir uma gerência ou diretoria, ou, por exemplo, se prefere permanecer em um cargo operacional.

3- Não saber tudo
Uma pesquisa da consultoria International Data Corporation (IDC), especializada em tecnologia, aponta que as informações digitais que foram criadas e replicadas no mundo no ano passado atingiram o volume de 281 exabytes, ou 281 bilhões de gigabytes. Não é à toa que o receio de não estar por dentro de tudo e não dominar a avalanche diária de notícias gera uma compulsão por leitura de jornais, revistas, internet etc.

COMO LIDAR MELHOR:
Tenha foco, busque informações que sejam realmente relevantes e não tente acompanhar tudo o que acontece no mundo o tempo todo. Lembre-se de que saber tudo é humanamente impossível, diz o consultor Jair Moggi, da Adigo, de São Paulo.

4- Arriscar
Jack Welch já dizia que contrata executivos audaciosos e admite executivos medrosos. Quem lembra é Eliana Dutra, especialista em coaching, do Rio de Janeiro. Segundo ela, quanto mais um profissional cresce, mais medo ele tem de perder o que conquistou. Ele é audacioso na entrevista, mas depois de contratado se torna temeroso, diz. O medo de ousar pode fazer com que você perca oportunidades. Você não é promovido porque faz tudo igual a todo mundo, mas porque consegue mais do que os outros, diz Eliana.

COMO LIDAR MELHOR:
O medo de arriscar é natural, às vezes até inevitável. Nem por isso ele deve ser paralisante. Se não há como evitar, o jeito é fazer com medo mesmo diz Eliana.

5 - Do que vão pensar de você
O fantasma da imagem que os outros podem fazer das pessoas assola profi ssionais de todos os níveis. É um problema que emperra o desenvolvimento de quem passa todo o tempo dependendo do que os outros vão pensar, afi rma Eliana. Esse medo impede, por exemplo, que uma pessoa faça um elogio ao chefe, para não parecer bajulador.

COMO LIDAR MELHOR:
Como é impossível controlar os pensamentos alheios, é preciso criar um filtro de opinião para não depender do que os outros pensam o tempo todo. Eu tenho um lema que uso sempre: durmo com a minha consciência, não com a minha imagem, diz Eliana.

6- Tomar uma decisão
Um executivo passa a maior parte do seu tempo fazendo escolhas, e delas depende o sucesso ou o fracasso de seus negócios. Quem tem medo de decidir pode passar a vida postergando ou delegando também a ascensão na carreira.

COMO LIDAR MELHOR:
Para começar, esclareça qual problema deve ser resolvido e qual objetivo deve ser alcançado. Coloque na balança as alternativas viáveis e respeite o limite de tempo que você dispõe para tomar a decisão. Uma boa decisão tomada fora de hora vale zero.

7- Não ser bom o bastante
Trata-se de um temor que afeta tanto o lado profissional quanto pessoal. É o receio de não ser um bom profissional, um bom pai ou uma boa mãe. É comum que, de vez em quando, surjam questionamentos do tipo será que estou me dedicando pouco à família por causa do trabalho? ou será que mereço realmente o salário que ganho?.

COMO LIDAR MELHOR:
Tentar equilibrar vida profissional e pessoal pode aliviar essa carga. Se você vive sob pressão, tente encontrar uma forma de relaxar, pode ser desde uma caminhada, uma atividade com filhos, até psicoterapia.

8 - Dizer não
Muitos profissionais sofrem para negar alguma coisa ao chefe ou ao colega. A conseqüência é acabar sobrecarregado de trabalho, o que, uma hora ou outra, pode comprometer a qualidade do que você entrega.

COMO LIDAR MELHOR:
Aprenda a negociar prazos e tarefas, para dar o melhor de si o que fizer. Aprenda também a pedir ajuda a tempo de resolver o problema. Se você não falar, como vão saber que você não está dando conta?

9 - Pensar antes de responder
O psiquiatra Geraldo Possendoro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que essa é uma questão problemática para grande parte dos executivos que ele atende em seu consultório. As pessoas acham que pega mal pedir 50 segundos antes de responder a um questionamento específico da sua área, respondem sem pensar e se arrependem depois, diz Geraldo Possendoro.

COMO LIDAR MELHOR:
O conselho do psiquiatra é buscar maturidade para entender que, em muitos casos, é preciso analisar uma questão com calma e evitar respostas superficiais. As pessoas precisam parar de achar que são obrigadas a responder tudo de bate-pronto, diz. O mesmo conselho vale para quem espera a resposta. Tomando alguns segundos para pensar, é possível analisar a situação, oferecer respostas mais consistentes e minimizar as chances de se arrepender do que disse logo em seguida.

10 - Discordar
Quando uma pessoa não concorda com outra é comum que tenha receio de expor seu ponto de vista. Principalmente se estiver numa situação hierarquicamente inferior. O risco, quando o especialista no assunto é você, é deixar, por exemplo, que um projeto visivelmente fadado ao fracasso seja iniciado.

COMO LIDAR MELHOR:
Tente dizer o que pensa de forma firme e educada, deixando claro que sua discordância é uma proposta e não uma decisão. Se possível, coloque o tema para reflexão.

11 - Tirar férias
Irmão do medo de não participar de alguma coisa importante, esse receio pode levar muitos profissionais a trabalhar ininterruptamente por anos. O medo é de ser excluído ou prejudicado por não estar presente, diz a consultora paulistana Renata Di Nizo, autora de A Educação do Querer (Editora Ágora).

COMO LIDAR MELHOR:
Escolha um bom momento para as férias, combine com equipe e superior, deixe tudo engatilhado e recarregue a bateria.

12- Novo par ou novo chefe
O novo causa estranhamento e insegurança, naturalmente. Quando um novo superior assume uma equipe, é natural que ela se sinta insegura. No entanto, não é recomendável resistir a uma boa sugestão, seja do novo chefe, seja de um novo colega, só por medo de que ele interfira na sua área ou tenha mais destaque do que você.

COMO LIDAR MELHOR:
É preciso controlar a insegurança para se abrir às novidades. Peça feedback e leve-o em consideração.

13- Não ser feliz
Muita gente ainda acredita que as pessoas têm de ser felizes e realizadas o tempo todo. É o mito da excelência nas organizações.

COMO LIDAR MELHOR:
Há uma competição muito grande nas organizações que torna os laços de confiança mais raros. No entanto, é importante conversar sobre suas inseguranças, suas dúvidas, recomenda o professor Anderson, da FDC. Vale a pena procurar um colega de confiança ou, se preciso, um coach profissional.


14 - Descobrir uma doença
Falar sobre a saúde com os executivos fi ca mais complicado quando eles passam dos 40 anos, diz a consultora Renata. Eles têm, por exemplo, medo de descobrir um câncer. Pesquisa realizada neste ano pelo Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, mostrou que, apesar de 93% dos executivos brasileiros considerarem muito importante a realização de exames preventivos para o câncer da próstata, só 52% fazem exames periódicos para a detecção da doença.

COMO LIDAR MELHOR:
Marque os exames e tente encará-los como um cuidado preventivo de saúde.

15- Aposentadoria
A mania do brasileiro de deixar tudo para a última hora faz com que ele só pense no momento de parar de trabalhar quando já está parando.

COMO LIDAR MELHOR:
Use o vigor que tem enquanto está trabalhando para saber como quer envelhecer, diz Renata. Se deixar para a véspera, pode ser tarde demais.

Ansiedade do bem
Em conversa exclusiva com a você s/a, o autor de Just Enough Anxiety, Robert H. Rosen, afirmou que 90% da população,em geral, teria o que ele chama de ansiedade saudável,sentimento que pode ser transformado em fonte de energia para alcançar os objetivos. Ansiedade é uma emoção saudável. Infelizmente,alguns a igualam a um problema de saúde mental, diz. Para alcançar a justa medida da ansiedade, o primeiro passo é abraçar o desconhecido,afirma Robert. Sua dica para não ser atropelado pelas mudanças que são inevitáveis é ver a vida como uma aventura. O segundo passo é saber quais são os pensamentos que causam ansiedade e aprender a dominá-los, para ajustar a intensidade desse sentimento de acordo com as necessidades. Ainda, segundo Robert, a cultura tem influência sobre a forma como as pessoas lidam com a incerteza. Os brasileiros sabem construir relações naturalmente e têm capacidade de viver num ambiente de incerteza econômica, como a maior parte dos latino-americanos. Quando você combina essas duas habilidades, encontra uma grande fórmula de sucesso, diz Robert H. Rosen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário