domingo, 31 de agosto de 2008

Conhecimento e sabedoria


Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria.
O mestre disse-lhes:
Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé. Subam, em seguida a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.
Os dois jovens subiram e lá pela metade um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito. O outro subia naturalmente a montanha.
Quando chegaram ao topo um era a estampa da dor; o outro, sorridente.
Então, o que padeceu de dores perguntou ao seu colega:
- Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?
O companheiro respondeu:
- Meu caro, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão para ficarem bem macios.
É comum que se confunda Conhecimento com Sabedoria, mas essas são coisas bem diferentes. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível. O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de Cultura. Podemos ser muito cultos de forma teórica e jamais viver uma experiência fora dos livros. Podemos nos tornar Cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.
Já a Sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação. Para ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida. É preciso buscar sim, o conhecimento, a informação, vivendo dentro e fora tudo com intensidade e correção.
Então sejamos sábios vivendo, amando e compartilhando o que há em nossos corações!

*Autoria desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário