quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Perfumes

Olá!


Acho fascinante como um determinado cheiro pode despertar uma série de emoções e sentimentos em diferentes pessoas...não é incrível, q uma nota olfativa seja atraente para uma pessoa e cause ojeriza em outra??


Hoje estive em uma loja q vende perfumes nacionais e importados e minha curiosidade foi aguçada...fiquei com a cabeça cheia de perguntas...q repasso pra vcs: o q te faz escolher um perfume e não o outro? o q os chama atenção primeiramente em um perfume? experimentam o perfume no braço para só depois o comprarem? Se importam com a fixação ou com o aroma? Ficam atraídos pela embalagem? Repetem a compra ou preferem experimentar novos perfumes? Guardam os frascos, mesmo vazios? Usam um perfume até acabar ou gostam de usar um perfume para cada ocasião???


Entusiasmada com este assunto fui procurar melhor no google para entender um pouco mais sobre esse assunto, do qual sou super leiga, e achei mta coisa interessante....


No Wikipedia estavam elencadas as principais famílias olfativas...olhem só q interessante:


Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".


Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.

Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.

Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.

Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.

Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.


Outra classificação bem interessante q os perfumes podem ter é segundo suas notas, q podem ser de saída (representam a nossa impressão inicial), de coração (representam a personalidade do perfume) e de fundo (representam o cheiro da fragrância, de fato, e sua fixação ou não).


Ah, mudando de assunto um pouco, gostaria de indicar a vocês um livro bem antigo: "Perfume", de Patrick Suskind, q tb já foi transformado em filme e q, com liberdade poética, mostra a obsessão de um perfumista, pela busca da fórmula perfeita....o livro é bem mais interessante q o filme, mas assistam e tirem suas conclusões....


Pra encerrar, este é um assunto q merece ser mais destrinchado, de tão bacana q é....se vocês souberem de algum link bacana, fiquem à vontade para me passar....


Nunca fui mto boa em química, mas neste link: http://qnesc.sbq.org.br/online/ tem uma série de artigos q passeiam por esta área do conhecimento.


Achei tb uma matéria sobre o livro Química das Sensações e fiquei bem curiosa para lê-lo....
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2006/ju327pag4b.html


Bjss

Um comentário:

  1. O que foi esse post? Você poderia ter feiro marketing facilmente hein?

    Esse teu blog quando bombar de vez será até capa da IstoÉ!!!

    ResponderExcluir