terça-feira, 6 de abril de 2010

Café Filosófico, nova temporada, em Santos


Olá!

Recebi por email e divulgo pra vocês.

A CPFL Cultura em Santos retoma no dia 8 de abril, às 19h, a programação do Café Filosófico CPFL com a série Rockfilosofia, que tem curadoria da filósofa Marcia Tiburi e do músico Fernando Chuí.

Trata-se de uma série de quatro encontros acerca da ponte conceitual – e estética - possível entre o rock e a filosofia, traçando afinidades entre obras de nomes importantes do rock e a poética encontrada em suas canções com as correntes filosóficas ao longo da história das principais filosofias do século XX.

A filosofia foi bem traduzida pelo rock no imaginário adolescente do século XX, à medida que as bandas e suas canções compõem um verdadeiro roteiro da tentativa jovem de fazer sentido, de contornar o vazio providenciado pela vida nas cidades grandes, na sociedade digital e globalizada, na sociedade do espetáculo.

“É claro que o rock também é resultado direto da sociedade do espetáculo mas, ao mesmo tempo, é aquilo que vem denunciar os abusos dos preconceitos desta mesma sociedade. Busca-se a afinidade entre os músicos e os filósofos em uma comparação ao mesmo tempo séria e divertida”, adiantam os curadores.

“O objetivo da série é provocar pensamentos sobre o que se ouve, percebendo o que há além de sons e letras, quais as conexões com o estado da cultura, com o espírito do tempo, com as questões que se tornaram decisivas enquanto apareciam apenas como mero entretenimento da juventude”.

A programação da CPFL Cultura em Santos é realizada no Auditório da CPFL Piratininga (Praça dos Andradas, 31 - Centro), com entrada gratuita.

Mais informações no site http://www.cpflcultura.com.br/ ou pelo telefone (19) 3756-8000.

Programação

8 de abril – 19h

“Rock and Roll – A invenção da adolescência entre a indústria e a angústia cultural: Chuck Berry e Elvis Presley” Com Marcia Tiburi, filósofa, e Fernando Chuí, músico.

15 de abril – 19h

“Para uma metafísica do rock: Bob Dylan, Frank Zappa e Gilles Deleuze” Com Daniel Lins, filósofo.

22 de abril – 19h

“Rock and Roll e as Drogas: Psicodelia, Beatles e Jimmy Hendrix” Com Fernando Chuí, músico.

29 de abril – 19h

“Radiohead e Flusser: a lírica do homem máquina” Com Marcia Tiburi, filósofa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário