segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lixo Extraordinário

Olá!!

Quando comentei a respeito do Vik Muniz há pouco mais de 1 mês eu não imaginava q teria oportunidade de assistir ao documentário dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley tão cedo!

Qual não foi minha surpresa, quando li que teria uma sessão especial de Lixo Extraordinário no Espaço Unibanco do Miramar, todos os dias dessa semana às 18h00.

É claro q eu não podia perder essa oportunidade!! Ainda bem q eu fui! :)

Não tenho palavras para expressar o quanto eu gostei! Sério, gente!! Um dos melhores documentários que eu já assisti até hoje!!!! Deu vontade de aplaudir de pé...

A sessão que eu fui estava bem vazia, mas quando o filme acabou, dava para ver q as outras pessoas que estavam lá também compartilhavam a mesma impressão q eu...

Sabe quando você assiste um filme e não consegue se conter???
É impossível não sair pensando na nossa própria vida e na vida das pessoas que participaram do filme (catadores de materiais recicláveis do maior aterro sanitário da América Latina, no Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, o do Jardim Gramacho).

O foco, é claro, está no trabalho de Vik Muniz, suas origens e seu papel nas Artes Plásticas da atualidade (o filme quase o aponta como um herói e às vezes ele pode soar meio arrogante), mas sobra espaço suficiente para debater a diferença entre classes, a reciclagem e o meio ambiente, o trabalho inóspito desses catadores, a inclusão social e o impacto que a arte tem na vida das pessoas, daquelas pessoas, em particular.

Não é a toa que o filme ganhou prêmios como o do Sundance Film Festival e do Festival de Berlim.

Como muiiiiitos críticos comentaram, as melhores e mais emocionantes cenas do documentário são quando os catadores aparecem. E é fato que o projeto que eles participam com a orientação de Vik realmente deixa marcas positivas nessas pessoas tão sofridas.

Vale a ida ao cinema, com certeza, seja para conhecer mais sobre esse artista inegavelmente talentoso, seja para conhecer mais a respeito da realidade cruel de um aterro sanitário e das pessoas que lá trabalham.

Um abraço,
Jú Matias

Um comentário:

  1. Olá, Jú!
    QUe bom que vc gostou do meu blog! Obrigada pela visita, e seja sempre bem-vinda!
    Seu blog tb é muito interessante.
    Eu tb gostei do filme, embora tenha achado alguns defeitos... como acho que vc leu no meu post. Mas, com certeza, vale a ida ao cinema! Vc viu q foi indicado ao Oscar?
    Beijo, Mari Lee

    ResponderExcluir