sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Revista Época Negócios - Como poupar e realizar sonhos

Oiii amigos,

Como muitos de vocês sabem, estou num momento de grandes mudanças pessoais e profissionais. Por isso, o texto abaixo veio tanto a calhar.

Espero que vocês gostem (e se inspirem a cuidarem das próprias finanças!)

Bjs,


--------------

Como poupar e realizar sonhos

Elisa Campos / Michelle Ferreira

Quanto tempo você reserva no mês para pensar no seu dinheiro? A maioria dos brasileiros, se realmente for ser sincera, terá que responder pouco, muito pouco. Mario Petronilho, especialista em finanças pessoais, tem algumas dicas para te ajudar a a controlar as despesas, poupar e ficar mais próximo de seus sonhos – mas você terá que gastar tempo com isso, sim.


A primeira dica é básica: faça um orçamento. Anote todas as suas receitas e despesas. Mas todas mesmo: alimentação, aluguel/prestação da casa, água, luz, telefone, transporte – público ou carro – educação, vestuário, farmácia, gastos com datas comemorativas, salão de beleza, imprevistos etc. Depois, subtraia do valor da receita total o valor da despesa total e veja se sobra ou falta dinheiro. Petronilho lembra que, apesar de chato, esse é o melhor jeito para descobrir qual é a sua capacidade de poupar. Simples e muito útil, acreditem.

Depois de montar o orçamento, planeje seus gastos . O ideal é saber exatamente o quanto você pode gastar antes de sair de casa para controlar possíveis impulsos. “Quando você entra em um shopping sabe exatamente o quanto pode gastar? Não. O que acontece? Acaba comprando algo que não precisa e que prejudica o orçamento”, afirma. Segundo ele, o ideal é se questionar sobre a real necessidade do objeto desejado. Faça a pergunta: Se eu não comprar, irá me fazer falta?

A terceira dica é cortar despesas pequenas. Segundo o especialista em finanças pessoais, a maioria das pessoas não deixa de economizar porque financia o carro ou a casa, mas porque gasta com pequenas despesas e não percebe. Ele sugere rever o plano da TV a cabo e cancelar o telefone fixo. “O que estraga o orçamento é aquela comanda da balada no final da noite”.

Por último, o especialista sugere alguns hábitos que fazem toda a diferença: o pagamento das contas sempre em dia para evitar juros e multas, organizar e renegociar dívidas, aproveitar o décimo terceiro salário para economizar, poupar sempre entre 10% e 20% de sua remuneração, nunca emprestar o nome para outras pessoas e controlar os cartões de crédito adicionais. O segredo para o sucesso financeiro está muito mais próximo do que você imagina.

Para quem quer aprender mais, aí vai uma pequena lista de livros e sites sobre o assunto preparada por Petronilho:

Livros

Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
Como Organizar Sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi
Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Sites

www.comoinvestir.com.br
www.meubolsoemdia.com.br
www.investeducar.com.br

http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/financasdebolso/2012/07/19/como-poupar-e-realizar-sonhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário