sábado, 12 de julho de 2008

Blog "O Homem Sincero"


Título do Post: "Lembro que o plano era ficarmos bem"

Era um final de caso, e a mulher que partia me disse que ligou o rádio do carro porque sabia que a música que ia tocar falaria de nós dois. O acaso trouxe Vento no Litoral. Não gosto particularmente de Renato Russo e nem da Legião Urbana. Conheço pouco, é verdade, mas tenho o forte sentimento de que conheço o suficiente. Não tenho tanto tempo disponível assim para ouvir músicas, e tenho que escolher bem. Renato Russo não está na minha lista A, e nem B.

Mas. Mas. Aquela é uma canção linda, reconheci quando a ouvi depois. Poética, profunda. O som marinho suave ao fundo. Me lembrei de outra música linda, em que aparece o barulho do mar, Sweet Painted Lady, a doce mulher colorida tão majestosamente descrita por Bernie Taupin numa melodia do jovem Elton John. The smell of the sea in your hair. O cheiro do mar no cabelo dela. Deus, Bernie Taupin e Elton John fizeram de uma prostituta barata uma rainha.

Vento no Litoral é uma despedida, uma canção de desesperança e resignação. Gosto de uma frase em particular. Lembra que o plano era ficarmos bem. Renato Russo faz uma pequena e dolorosa pausa entre as palavras “ficarmos” e “bem”. Uau. Tenho Vento no Litoral no meu Ipod, mas prefiro não ouvir. Há coisas que é melhor não lembrar num fim de caso, e Vento no Litoral me traz memórias que prefiro deixar adormecidas.

Mas. Mas me chamou a atenção a história de ouvir uma canção ao acaso, e decidi fazer o mesmo. Uma única vez. Estava prestes a chegar à São Gualter, e liguei o rádio. A voz poderosa de Morrisey. Não lembro se a música era da fase solo ou dos tempos dos Smiths, para mim a maior banda dos 90 ao lado do Nirvana.

Um trecho. Um trecho que ouvi me fascinou. Para que me preocupar com pessoas que não se importam se vou viver ou se vou morrer. O trecho. Esse trecho. Capturou meus ouvidos, me deixou tocado. Me fascinou. Para que me preocupar com pessoas que não se importam se vou viver ou se vou morrer. Engraçado. Devo ser bobo, tolo.

Mas. Mas. Refleti alguns segundos e vi que me preocupo com com pessoas que não se importam se vou viver ou se vou morrer. Lol. Lembro. Como Vento no Litoral, lembro que o plano era ficarmos bem.
Observação: Texto do blog "O Homem Sincero" de Fabio Hernandez do dia 18 de junho! Vários textos ÓTIMOS!!!! http://www.ohomemsincero.globolog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário