sábado, 5 de julho de 2008

Manual contra a inflação - Assunto de interesse público



Maria Inês Dolci
Folha de SP
05/07/08

ESCREVEMOS AQUI que a inflação estava de volta. Voltou. E como não podemos acreditar que os responsáveis pela economia brasileira cortem gastos supérfluos ou eleitoreiros, retiremos as teias de aranha dos manuais de guerra contra o dragão dos preços altos.

1. Diga não ao restaurante, ao boteco e à casa noturna que jogaram preços na Lua. Há muitos tipos de lazer, nenhum deles obrigatório.

2. Compre frutas, legumes e verduras só nos dias de promoção (geralmente às quartas e sábados) dos supermercados. Produtos de época são mais baratos e saudáveis.

3. Guarde os extratos de compras do supermercado e peça a colegas e familiares que guardem os seus, para comparar preços. Por que pagar mais caro pela mesma maçã ou pacote de café?

4. Caso almoce sempre fora de casa, caminhe um pouco mais e fuja dos lugares mais sofisticados (bons serviços e conforto custam caro). Visite a cozinha de bares e restaurantes mais populares. Se passarem no teste da higiene, dê uma chance à comida mais simples, farta e econômica.

5. Pratique a carona solidária. Mantenha os pneus do carro calibrados e a injeção eletrônica regulada, para não gastar mais combustível do que o necessário.

6. Visite sebos de discos, livros, brechós e pontas-de-estoque. São ótimos antídotos contra abusos de preços das lojas convencionais.

7. Guarde os folhetos com promoções de supermercados. Produtos não perecíveis em oferta podem ser um grande negócio.

8. Não carregue os cartões de crédito com você, se tiver tendência ao consumismo.

9. Postergue aquelas compras adiáveis enquanto os preços continuarem sendo remarcados.

10. Invista no conforto do lar: o lazer doméstico é sempre muito mais econômico.

11. Aproveite parques e outros locais públicos com diversão gratuita ou barata.

12. Use celular com moderação, para dar recados ou resolver problemas. Namoro e bate-papo são mais indicados ao vivo e em cores.

13. Controle gastos de energia, telefone fixo, água e material de limpeza. O desperdício de alguns reais em cada conta pode levar a um grande prejuízo mensal.

14. Pesquise na internet antes de comprar itens de maior valor, como fogões, geladeiras, móveis, computadores etc. Consulte comparações de qualidade e preços de produtos e serviços, para não levar gato por lebre.

15. Informe-se sobre os candidatos a prefeito e a vereador. Não vote em quem, em sua carreira política, defendeu, sugeriu ou votou a favor da criação ou de aumento de impostos, taxas e contribuições.

P.S. O sucesso tem muitos pais, o fracasso é órfão. Os mesmos governantes que se ufanavam de uma economia forte e vigorosa, agora dizem nada ter a ver com a inflação. Têm, porque são perdulários e não apóiam as reformas tributária, fiscal, previdenciária e trabalhista. Incompetência e populismo são grandes amigos da inflação.

http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário