domingo, 20 de dezembro de 2009

Como escolher brinquedos q ñ contaminem o meio ambiente?


Como escolher brinquedos que não contaminam o meio ambiente?
Por: Guilherme Costa

O PVC é um dos componentes mais importantes dos brinquedos modernos, produzidos com produtos químicos que podem ser muito poluentes. Veja como escolher brinquedos que não prejudiquem o meio ambiente.

Opções

O planeta primeiro: Ensine às crianças a importância de cuidar do nosso planeta.Explique como ele foi prejudicado e o que devemos fazer para curá-lo. Mostre o que você faz pelo planeta. Elas entenderão e farão parte de uma geração consciente e cuidadosa.

Não ao descartável: Escolha brinquedos que durem. Procure materiais nobres e duradouros, com mecanismos simples e possibilidade de serem consertados. Faça os reparos você mesmo sempre que possível e diante das crianças, para que elas absorvam o hábito de consertar e não de jogar fora.

Materiais de fabricação: Se comprar brinquedos de madeira, certifique-se de que a produção é certificada com replantio de árvores. Se escolher algo de plástico, pelo menos que não contenha PVC.

Sem pilhas nem baterias é melhor: Dê brinquedos que não precisem de pilhas nem baterias para funcionar. Se não houver opção, escolha um com baterias recarregáveis.

Recicle brinquedos velhos: Não jogue fora os brinquedos que não são mais usados.Dê para conhecidos ou leve-os para instituições que poderão aproveitá-los.Faça a seleção junto com as crianças e vá com elas entregá-los.

Brinquedos de família: Mostre às crianças os brinquedos da sua infância. Conte como você brincava com eles. Isto os ligará a uma história e uma identidade que vai reforçar os vínculos de família.

Importante

Informe-se sobre a origem e a qualidade dos brinquedos na hora de comprar. As tintas usadas podem ser muito prejudiciais às crianças. A mesma recomendação vale para os produtos têxteis: suas matérias-primas podem ter estado em contato com pesticidas que tenham deixado um resíduo tóxico em suas fibras. Procure evitar esses produtos.

*Via
BemSimples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário