sábado, 31 de janeiro de 2015

O Renascimento do Parto

Olá a todos(as)!























Desde que "O Renascimento do Parto" foi lançado, eu tinha curiosidade para assisti-lo, mas nunca conseguia, até que ontem - FINALMENTE - risquei essa minha "pendência" da minha "pequena" listinha de filmes para assistir!


Confesso que não é um filme fácil, mas é um filme OBRIGATÓRIO para todos os pais, principalmente os futuros pais!


















Por já ter passado por uma gestação, me identifiquei com inúmeras situações que foram mostradas e me emocionei demais, durante o filme inteiro, mas o documentário é bem didático e elucida mtas questões importantes, questões - inclusive - de saúde pública!

O documentário é embasado por depoimentos de profissionais das mais diversas áreas como medicina, filosofia, antropologia, enfermagem, etc, ou seja, não é achismo, são observações baseadas em evidências, estatísticas, e mais importantes, observações manifestadas por mulheres que vivenciaram situações traumáticas na hora que devia ser a mais sublime de uma mulher, q é a hora de dar a luz!































Parto normal X Cesárea deixou de ser uma escolha da mulher e se tornou uma produção quase mercadológica, uma imposição da sociedade que se utiliza da falácia de que a cesárea é mais segura para a mulher e para o bebê, quando é mto mais conveniente para os médicos marcarem um horário e para os hospitais terem noção de por quanto tempo suas salas e centros obstétricos estarão ocupados para poderem ser preenchidos por mais grávidas e continuar movimentando essa indústria.


Só esqueceram de comunicar isso para os bebês, q não sabem deste "acordo" e não foram avisados q vão nascer numa hora específica ao invés da hora que ele estiver pronto.























Além disso, o que era para ser um evento belíssimo, porém natural, agora é inundado por dúvidas e medos que a sociedade de uma maneira geral colocou na cabeça das mulheres. Quando você opta por um parto natural, sem intervenções, as pessoas ao seu redor estranham e te preparam para o pior.


A cesárea é uma cirurgia super válida em alguns casos, e realmente salva vidas, mas não deveria ter se tornado a unanimidade q se tornou e é isso que as pessoas começaram a considerar "natural", só que não é nenhum um pouco natural. Que paradoxo, não é?







































O espetacular médico e especialista em partos, Michel Odent está neste filme e faz considerações importantíssimas, como por exemplo: será que é está a sociedade que queremos, uma sociedade que impede que hormônios naturais sejam acionados e ao invés disso, os substitui por hormônios fabricados? uma sociedade que está tirando o empoderamento da mulher e o entregando para os médicos? uma sociedade que tem pressa para tirar um bebê de dentro da mulher, um bebê que mtas vezes não está ainda pronto para vir ao mundo?
























Acho que assistir este documentário pode abrir a cabeça de mta gente, tanto homens quanto mulheres. Não digo que as pessoas vão deixar de lado seus medos, mas pelo menos estarão informadas sobre as diferenças de cada método (parto humanizado x cesárea) e também das intervenções que, na maioria dos casos, são desnecessárias...e assim, poderão fazer sua escolha de modo mais consciente, sem se levar apenas pela maré!


Agradeço o fato de ter tido acesso a tantas informações, tantas coisas eu desconhecia e agora entendo melhor! Tudo graças às leituras que fiz e, principalmente, ao contato que tive com a querida doula, professora de yoga e amiga, Adriana Vieira! Ela é incrível! Uma pessoa engajada, dedicada e que ama o que faz!!































Mais recomendado q isso, impossível!!!

Bjsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário