terça-feira, 3 de abril de 2012

10 formas de se Integrar com a Natureza

Olá!

Tenho pensado cada vez mais em como posso contribuir para diminuir os danos que nós fazemos na mãe-natureza e esta reportagem do site Atitude Sustentável, que colei abaixo, fala exatamente de como podemos estar mais conectados com ela (a natureza)...

Acho q vocês vão gostar...e de repente até conseguirão pensar em outras maneiras de ficarem em paz com a natureza.

Bjo,
Juliana M.

-----------------------
Por Rex às 19h22 de 02/04/2012

E numa tarde qualquer de um dia normal, ao trocar umas ideias com Joana D’Arc (Presidente do Insituto de Preservação e Educação Ambiental Jerivá) resolvemos escrever uma lista de coisas bacanas que podemos fazer para ficar mais próximos da natureza. São sugestões relativamente simples de realizar, que podem resultar em ótimas vivências, experiências e aprendizados.

Eu me lembro quando tempos atrás olhei no dicionário o significado da palavra “integrar”, e lá estava: “completar-se”. É exatamente isso que eu sinto quando tenho um contato direto com a natureza. Estar num ambiente natural e se permitir experimentar, conhecer, explorar, sentir, é sempre muito bom. Se conhecer e conhecer o lugar onde vivemos é essencial para o exercício da nossa cidadania socioambiental, e com a publicação desta lista espero que possa servir de inspiração, objeto de reflexão e principalmente de motivação para realizar cada um de seus itens. Seja pela primeira vez ou não. Permita-se, complete-se.

1. Andar descalço na terra.
Pisar na terra, ter o contato direto com este elemento essencial para a nossa vida, é algo indescritível. Escolha um ambiente tranquilo, onde você possa ouvir a natureza, observar o que acontece ao seu redor enquanto caminha. É uma experiência que pode ser muito rica.

2. Observar o céu e as estrelas à noite.
Aproveitar a noite com uma bela lua e as estrelhas brilhando, também é muito legal. Você já parou pra fazer isso? Dê preferência para um local silencioso e comece a observar.

É bem possível que você passe algumas horas olhando para cima, principalmente se deitar no chão e imaginar como seria se a gente pudesse chegar até alguma estrela…

3. Plantar uma(s) árvore(s).
Plante uma árvore. Plante várias árvores. E cuide bem dela(s)! Colocar na terra uma mudinha ou uma semente e acompanhar seu o crescimento, cultivar, observar cada fase do desenvolvimento, conversar com ela, é simplesmente mágico.

4. Observar a vida silvestre.
Se você quiser observar plantas e animais grandes, talvez dê um pouquinho mais de trabalho, mas com certeza é uma experiência incrível. Observar, tentar entender como as coisas funcionam, perceber os milagres da natureza. E isso pode ser feito em um jardim também. Você já parou pra observar quanta vida existe em um pequeno canteiro com um pouquinho de terra e algumas plantas?

5. Pegar uma fruta no pé e comê-la.
Comer uma fruta fresquinha retirada diretamente da árvore não é privilégio de muitos hoje em dia. Se você ainda não teve esta oportunidade, faça isso. Ainda mais se for de um cultivo orgânico. Lembre-se de não quebrar nenhum galho se for subir na árvore, e pegar apenas as frutas necessárias para sua alimentação.

6. Tomar um banho de cachoeira.
Não é uma sensação incrível poder receber toda a energia de uma bela cachoeira? Ter o prazer de sentir na pele uma água limpa e cheia de vida? Recomendo! E claro, não se esqueça de quando for embora, deixar o ambiente tão limpo quanto estava.

7. Caminhar sob a chuva.
Sentir as gotas de água caindo em seu rosto, se permitir não fugir da chuva, mas sim se integrar com ela, é demais! Faça isso de vez em quando. Ou faça sempre.

8. Participar de um mutirão de limpeza.
A gente sabe como as coisas funcionam, e infelizmente nem tudo é tal qual um poema lindo e maravilhoso. Assim sendo, você também pode se integrar com a natureza ajudando a cuidar de algum ambiente específico. A primeira regra é: sempre traga o seu lixo de volta e dê o destino mais correto possível para ele. Mas como algumas (muitas) pessoas não fazm isso, de vez em quando um pessoal se organiza e faz uma limpeza. Pode ser numa trilha, na praia, na beira de um rio, e até mesmo na rua da sua casa. O importante é não ficar parado. Sempre podemos contribuir!

9. Observar uma rocha.
Apenas uma pedra? Nãaaooo! Tem muito mais pra gente ver em cada fragmento de rocha que existe por aí. De onde ela veio, pra onde ela vai? Como se formou? Quanto tempo levou pra isso? Quais elementos estão nela? As rochas falam com você. Que tal conversar com elas durante alguns minutos?

10. Observar o nascer e o pôr do sol.
Ah, o velho e bom pôr do sol. Quem já não parou para observar o sol sumindo no horizonte? E acordar cedinho para vê-lo trazer a luz do novo dia? Cada vez que faço isso, minhas energias são renovadas. Seja da janela de casa, ou de cima de uma montanha, lá está ele, o grande astro essencial para a nossa existência. Essencial para a manutenção da vida no planeta.

É isso. Que tal? O que mais poderia entrar nesta lista? Você tem alguma sugestão? Ou quer contar como foi quando fez alguma destas coisas? Vou gostar de receber sua contribuição. Deixe seu comentário aqui. Valeu!

Um abraço do Rex.
Livre Pensador, Cidadão Socioambiental, Andarilho, Biker e Terráqueo.

http://atitudesustentavel.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário