segunda-feira, 23 de abril de 2012

Filhos do Paraíso










Oiii pessoal,

Hoje me arrisco a dizer que assisti um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida. Quando o filme acabou eu corri para contar para minha vó sobre o que eu tinha acabado de ver. Fiquei tão empolgada que comecei a falar sobre diversas cenas que mexeram comigo, minha vó só riu.

O filme que motiva esse meu entusiasmo se chama "Filhos do Paraíso" (Children of heaven), uma produção iraniana (sim, iraniana), de 1997, dirigida por Majid Majidi.

Fui procurar mais a respeito do filme, curiosa q sou, e descobri que os protagonistas Amir Farrokh Hashemian (Ali) e Bahare Seddiqi (Zahra), fizeram apenas este filme.



No filme eles interpretam 2 irmãos pertencentes a uma família humilde. Certo dia, o menino perde o único par de sapatos da irmã, quando foi buscá-lo no sapateiro e pede para que a irmã não conte para os pais (primeiro pq ele não quer levar uma surra e segundo pq os pais não teriam dinheiro no momento para comprar um novo par para a menina). Para que a menina não vá de chinelo para a escola ele sugere que eles revezem o uso do tênis. A trama discorre a partir deste evento.



Parece tão singela a história, mas aí é que está a magia deste filme. Já vi filmes que considero belíssimos, mas este realmente me tocou profundamente....por n motivos, a começar pela integridade, generosidade, amor, q eles demonstram do começo ao fim.



Quando o filme terminou, quis ler as impressões que outros cinéfilos tiveram para ver se era delírio meu, mas não me surpreendi ao ler só comentários positivos sobre o filme....

Li uma frase que acho que sintetiza bem o filme: What seems nothing to other people means a lot to these children. (O que parece pouco para outras pessoas, significa muito para estas crianças).



Uma curiosidade: Filhos do Paraíso concorreu ao Oscar em 1999, mas perdeu adivinhem para qual filme? A Vida é Bela, de Roberto Benigni. Eu gostei muito de A Vida é Bela, mas seria muito merecido se Filhos do Paraíso ganhasse.


Para uma crítica excelente, segue: http://cinemasmorra.com.br/filhos-do-paraiso/



Bom pessoa, é isso! Filme mais do que indicado! Assistam, por favor!!! E se encantem!!



Bjo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário